Há mais evidências da existência de Deus do que da sua não-existência

Há mais evidências da existência de Deus do que da sua não-existência

“A criação é a grande obra de arte do criador”

O judeu Israel Schwartz perguntou para Deus se era verdade que mil anos são como um minuto para Ele. Yavé respondeu: “Sim, Izzy, é verdade”. Então Izzy fez uma segunda pergunta: “é verdade, Yavé, que um milhão de dólares é como um dólar para o Senhor”? Yavé respondeu: “é verdade”. Então ele estendeu a mão e disse: “Yavé, me dá um dólar”. Deus respondeu: “dou sim, Izzy, espera só um minuto”.

Deus pode todas as coisas – Ele é Onipotente. Dizer que Deus é o ser mais poderoso do universo significa que ele é superlativo em todos os sentidos. Ele tem o mais alto grau em todas as qualidades, adjetivos e categorias existentes. Ele não tem limitações nem imperfeições. Não há poder maior do que o seu. Ele é maior que o próprio Universo. Não há nada mais espantoso que dizer: Deus é o criador e designer do Universo. Nas últimas décadas os astrônomos anunciaram descobertas magníficas e surpreendentes. Por exemplo:

A energia escura. Desde os anos 20, os astrônomos sabem que o Universo está em expansão. Porém, acreditava-se ela fosse desacelerada pela ação da gravidade. Os resultados obtidos pelo Telescópio Hubble mostraram que a expansão está na verdade acelerando. Existe uma força atuando de maneira oposta à gravidade. Por ter uma origem desconhecida, tal força foi chamada de energia escura.

Os buracos negros supermassivos. O centro das galáxias é uma região de atividade intensa causada pelos buracos negros supermassivos. Esses corpos são gigantescos, com massa bilhões de vezes superiores à do nosso sol e capturam qualquer coisa que passa perto deles, inclusive a luz. Descobriu-se que a nossa galáxia também tem um buraco negro em seu núcleo.

Os jovens planetas. Será que o nosso sistema solar é único? O Hubble descobriu discos achatados de poeira ao redor de estrelas jovens, indicando que existem sistemas planetários em formação. Pesquisadores encontraram três planetas orbitando ao redor de Upsilon Andrômeda, localizada a aproximadamente 264 trilhões de milhas da terra. Sistemas planetários como o nosso devem ser comuns no Universo. Falar-se em trilhões de quilômetros e bilhões de anos é tudo muito complexo e impossível de medir tais grandezas.

O mesmo espanto ocorre quando se procura saber a idade do universo. Entre 12 e 15 bilhões de anos atrás, o Universo começou com uma explosão (Big Bang) de imensurável poder. Desde então, o Universo está em expansão. Falar em trilhões de milhas e bilhões de anos é tudo muito extraordinário e impossível de calcular!

O filósofo e teólogo americano J. P. Moreland, em seu debate com o ateísta Kai Nielson, afirmou que os cientistas estão descobrindo que o universo é uma harmonia delicadamente afinada e equilibrada de constantes fundamentais ou singularidades cósmicas… Na formação do universo, o equilíbrio entre matéria e anti-matéria tinha que ter uma precisão de uma parte em dez bilhões para que o universo pudesse até mesmo surgir… Também não haveria nenhum universo capaz de sustentar a vida se a taxa de expansão do Big Bang tivesse sido um bilionésimo por cento maior ou menor. Além do mais, a possibilidade da vida surgir espontaneamente foi calculada pelo astrônomo Fred Hoyle, de Cambridge, como sendo de uma em 1040, o que Hoyle compara com a probabilidade de um tornado passar por um depósito de lixo e formar um Boeing 747. Os cientistas identificaram 109 características de nossa galáxia e sistema solar, que exigem excelente sintonia fina para a existência da vida e sustento.

A criação é a grande obra de arte do criador. Deus falou e toda natureza se fez e passou a existir de acordo com sua Palavra. Tudo o que vemos é trabalho de Deus e é bom. O Grand Canyon, a Foz do Iguaçu ou as Cataratas de Niágara, o belo mar nordestino, as montanhas da Suíça e a floresta amazônica mostram como Deus é grande e poderoso. Cada animal que você vê bebendo água potável ou se alimentando da grama está sendo sustentado pelo Deus Altíssimo (Sl. 104:11,12). A chuva é uma expressão do seu cuidado e os raios do sol do seu poder (Sl. 34:9,11). Olhe ao redor e perceba a glória de Deus refletida na beleza, poder, majestade, precisão, criatividade e bondade da criação. O azul do céu reflete sua roupa real. As nuvens são lembranças de sua presença (Êx. 19:9); os ventos são seus mensageiros (Sl. 104:4). O poeta Gerard Manley Hopkins escreve: “O mundo está carregado da grandeza de Deus”. O sol surge na poesia como noivo (Sl. 19:5) apesar de essencialmente ser uma gigantesca bomba de hidrogênio. Cada segundo ele converte 650 milhões de toneladas de hidrogênio em 645 milhões de toneladas de hélio, com o extra de 5 milhões de toneladas que está sendo convertido em energia e liberado no sistema solar. Os céus verdadeiramente louvam suas maravilhas (Sl. 89:5) e declaram sua glória (Sl. 19:1). O universo nada mais é que um vasto símbolo da imensidade e infinitude de Deus. Há bem mais sinais e evidências da existência de Deus do que da sua não-existência.

Rubens Muzio

Rubens Muzio

Rubens Muzio é missionário Sepal, Pastor da Igreja Presbiteriana de Vila Judith, Londrina e coordena o Projeto Brasil 21.
Pastoreou em São Paulo e no Canadá por mais de 10 anos. Leciona disciplinas na área de Teologia Prática: Liderança, Desenvolvimento e Gestão Ministerial, Plantação e Crescimento de Igrejas, Missões Urbanas e Espiritualidade integral.
Visite rubensmuzio.org e saiba mais sobre o missionário e seu projeto.
Rubens Muzio

Últimos posts por Rubens Muzio (exibir todos)

Categorias: Artigos

Comments

  1. Luiz Roberto Martins Pinto
    Luiz Roberto Martins Pinto 16 Maio, 2015, 23:01

    Caro irmão Muzio. Ainda não li seu artigo, mas o farei em breve. Todavia não consegui deixar de apresentar meu primeiro comentário. O título “Há mais evidências da existência de Deus do que da sua não-existência”. Como ainda não li o artigo, provavelmente estou fazendo comentário precipitado, mas o título está terrível… na medida que não pode haver ‘evidências da não-existência’ de Deus.

    Reply this comment

Write a Comment

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*