Boletim Missionários Sepal – Novembro 2016

Boletim Missionários Sepal – Novembro 2016

Brasil/Indaiatuba  – Josué e Raquel Campanhã

Nos últimos meses, os missionários Josué e Raquel Campanhã, juntamente com a equipe “Envisionar”, ministério de capacitação de liderança conduzido pelo casal, ministraram treinamentos em diversas regiões do Brasil. Cidades como Cruz das Almas – BA, Jacupiranga – SP, Serrinha – BA, Três Coroas – RS, Barra do Piraí – RJ, Regente Feijó – SP, além de capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e João Pessoa.

Em todos os lugares, perceberam algo em comum: a necessidade gritante da igreja brasileira por discipulado e capacitação de líderes. O pedido mais recorrente que recebem de pastores depois de um treinamento é: “você poderia me discipular, pois nunca ninguém fez isto comigo?”.

A equipe tem trabalhado no objetivo de “envisionar”, ou seja, “incomodar”, “despertar a visão” e “tirar os líderes e igrejas da permanente “infância espiritual'”.

De acordo com Josué Campanhã, isso promove um efeito bumerangue, pois a cada líder despertado, mais gritos de socorro por discipulado, capacitação e orientação estratégica para a igreja são “ouvidos”.

“Confesso que algumas horas bate um “desespero santo”. Ver centenas de líderes apenas mantendo a rotina, sem levar suas igrejas a causar um impacto no mundo. De outro lado, outras horas uma “alegria santa” toma conta de nós, por ver igrejas e líderes com uma nova visão e fazendo diferença no lugar onde estão.
Sempre digo para nossa equipe que temos trabalho para os próximos 30 anos, se Jesus não voltar antes”, diz Josué Campanhã.

Oremos por estas necessidades:

  • Que Deus use a equipe de 60 capacitadores credenciados pela Envisionar para despertar e capacitar líderes em todo o Brasil.
  • Que as parcerias estratégicas que estão sendo desenvolvidas com organizações e denominações para capacitar líderes, façam diferença neste tempo e nesta geração.

Brasil/ Caruaru –  Marcos e Rosélia Quaresma

Com o tema “Nosso Gramado é mais verde”, no mês de setembro, o casal Marcos e Rosélia Quaresma realizaram um retiro de casais em Gramado – RS, enfatizando a importância de olhar mais o “próprio gramado”, em vez do gramado vizinho.  Foram momentos de comunhão, visitas a lugares históricos/culturais e reflexões baseadas em Mateus 14, texto onde lemos a multiplicação de pães e peixes para muitas famílias “sentadas “ na grama.

O evento foi um marco no ministério do casal e são agradecidos a Deus por ter conduzido cada detalhe.

Marcos Quaresma é mestre em aconselhamento familiar, pós-graduado em psicopedagogia, assessor familiar e bacharel em teologia;

Rosélia Nobre é psicóloga clínica, psicodramatista, assessora familiar e educadora em teologia;

*Casados há 29 anos, conselheiros de casais há 25 anos e missionários da Sepal desde setembro de 2008. Atualmente, ministram para famílias em igrejas, escolas e empresas.

Oremos com Marcos e Rosélia:

  • Casamento do Filho Thales em 2017
  • Novos parceiros/mantenedores. Com a crise financeira, alguns foram perdidos.

Romênia  – Jorge e Virgínia Carvalho

“Assim como o ferro afia o ferro, o homem afia o seu companheiro. ” Provérbios 27.17

No mês de setembro, a família Carvalho recebeu uma visita muito especial, os missionários OC Sepal,  Bill e Laurie Keyes. O casal, com mais de 50 anos de ministério e 53 de casados, amam o Brasil e serviram no país, por mais de uma década.

Há 7 anos, Deus os escolheu para serem mentores dos missionários Jorge e Virgínia, missionários Sepal na Romênia. Eles se falam uma vez por mês via skipe, para serem ouvidos, cuidados e pastoreados, como família.

Outro destaque, foi a viagem que Jorge fez ao Chipre do Norte.
“Deus nos falou de maneira muito especial naquele país que só é reconhecido pela Turquia e que tem uma população de quase totalidade mulçumana”, diz Jorge Carvalho.

Há 12 anos uma igreja nos EUA enviou a primeira equipe àquela ilha para fazer caminhadas de oração. Isto se repetiu pelos últimos 10 anos, e agora algumas famílias foram enviadas para viver na região.

Desde o início, este trabalho foi baseado na oração e adoração. A ideia seria mudar a atmosfera espiritual local, por meio da adoração e contemplar o Deus que habita em meio aos louvores, agir. Em consequência disso, dezenas de pessoas estão se rendendo a Jesus, em resposta às suas orações.

Na Romênia, duas mulheres do abrigo onde a Virgínia trabalha, visitaram alguns orfanatos no mês de outubro, para compartilhar o perigo que representa o tráfico de pessoas. Deus tem usado a dor que elas viveram, como instrumento de prevenção para Sua glória. Além disso, o casal tem visto a glória e graça de Deus, dia a dia, por meio dos discipulados, na penitenciária, com angolanos, brasileiros e romenos. Como é bom ser instrumento de Deus!

Ore com Jorge e Virgínia:

  • Por Gheorghe, um preso que chegou no grupo de estudo bíblico.  Ele foi esfaqueado há algum tempo e reconhece que Deus lhe deu uma segunda chance para reconhecer o seu senhorio.
  • Pelo Filipe (filho do casal). Descobriram que ele tem uma alergia bem severa. Iniciaram um tratamento no mês de outubro, que se estenderá por anos.
  • Manutenção do sustento – duas igrejas deixaram de cooperar com a família, ainda assim estão confiantes de que Deus não deixará que nada lhes falte.

Textos dos missionários
Edição: Edna Ramos

Salvar

Salvar

Salvar