Estados Unidos, Flórida – Oswaldo e Sirley Prado

Tempo de semear!
Por Oswaldo Prado
As regras para uma boa colheita são conhecidas de todos nós. De início a semente é plantada e ninguém mais a vê, mas o semeador sabe que ela está lá. Jesus diz: “Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, produz muito fruto”. Jo.12:24. Em um segundo momento, o semeador precisa estar consciente dos desafios para que o seu trabalho dê fruto: “Os que com lágrimas semeiam com júbilo ceifarão. Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes”. Salmo 126:5,6. Finalmente há um momento final nesse processo: saber esperar o tempo certo para a colheita!
Nas últimas semanas, Deus tem dado o privilégio aos missionários Oswaldo e Sirley Prado, de terem alguns “momentos de semeadura”, já que estão iniciando um trabalho pioneiro na região da Flórida (EUA).
Conheça alguns avanços, realizações e desafios do ministério deste casal:

  • A Comhina (Cooperação Missionária Hispana junto aos Não Alcançados) é um importante braço do Comibam (Cooperação Missionária Ibero-americana), que conhecemos no Brasil. Recentemente, iniciaram um contato com a liderança desta organização, o desejo é que missionários latinos sejam enviados para muitas nações, por meio desta possível parceria.
  • Treinamento de pastores angolanos – um tempo gratificante para compartilhar sobre liderança e igreja local, com alguns pastores que vieram de Angola.

oswaldo-01

  • Grupo Pequeno: a cada semana, Oswaldo e Sirley dão apoio a um grupo pequeno de uma igreja da região. O objetivo é promover o discipulado dos seus membros, visando o crescimento espiritual.
  • Viagem para reuniões com pastores no nordeste dos Estados Unidos. Estes encontros foram bastante estratégicos, com pastores nas cidades de Newark, Danbury e Framingham. Além de muito bem recebidos, os pastores disseram que a Sepal USA é bem-vinda e será muito útil para os ministérios que exercem.

encontro-pastores2
Muitos estiveram orando durante a passagem do furacão Matthew pela Flórida, que infelizmente deixou cerca de 877 mortos no Haiti. Oswaldo e Sirley precisaram deixar temporariamente o apartamento onde residem, mas foram abrigados por um outro missionário Sepal. Felizmente, a passagem do furacão foi marcada apenas por fortes ventos e chuvas. Continuemos a interceder pelo Haiti.

País asiático

No início deste mês, um casal de missionários Sepal estão de viagem marcada para um país asiático.
A viagem acontecerá na companhia de um amigo brasileiro, que morou e serviu por muitos anos na mesma região onde o casal se estabelecerá em breve! Terá a duração de 26 dias, incluindo visitas a algumas cidades, caracterizadas pela presença de minorias étnicas e maior concentração de povos não alcançados.
Como parte do roteiro,  passarão alguns dias na cidade onde irão morar. Nestes dias, haverá uma reunião do Conselho da organização com a qual irão trabalhar. A esposa estará diretamente envolvida nesta ocasião, como parte do treinamento para a função de secretária do Conselho. Este será um tempo também para avaliarem informações relacionadas ao orçamento.
Ida definitiva
Após uma fase de preparo que durou quase dois anos, pela graça de Deus, eles devem seguir definitivamente ao país asiático, no início do próximo ano.
Ainda aguardam algumas respostas e definições a respeito do sustento total, confirmando a viabilidade da partida em fevereiro de 2017.
“Fiel é o que chama, e Ele também o fará”.
Motivos de Oração

  • Saúde física, emocional e espiritual, do casal e familiares.
    Pela viagem de visita ao país em novembro, pelo preparo, proteção e provisão.
    Por confirmação da ida definitiva em fevereiro de 2017.

*Por terem como destino um país com perseguição religiosa, o local e nomes do casal não podem ser revelados.

Brasil – Tiago e Mila Gomides

tiagomila
Até o fechamento deste boletim, ela tinha 21 semanas, 27cm e 475g. Segundo especialistas, o tamanho é comparado ao de uma cenoura! Estamos falando de Sophia Gomides, a bebê que os missionários Tiago e Mila Gomides aguardam com alegria, e tem chegada prevista para março de 2017!
Conheça as últimas ações ministeriais da “família” Gomides!
Em junho, Mila embarcou rumo à Europa a fim de participar de um projeto de acolhimento de refugiados, desenvolvido pela CADI BRASIL (Centro de Assistência e Desenvolvimento Integral). Já, grávida de “Sophia” viram o sofrimento, escutaram as vozes de outras crianças afegãs e *curdas, mas também testemunharam ecos de esperança, ao ouvirem as histórias do que o Senhor tem feito por lá. Servindo a CADI BRASIL, Mila firmou uma parceria de apoio às igrejas locais e organizações como a Aliança Evangélica na ONU.
No final de julho, Tiago e Mila seguiram para a Tailândia e foi em Bancoque, próximo ao local onde ficaram noivos, que descobriram a existência da pequena Sophia!
Durante as cinco semanas de viagem por seis cidades na Tailândia, Malásia e Indonésia, perceberam um cuidado muito especial do Senhor, provendo transportes mais seguros e famílias muitos hospitaleiras.
Em julho, Tiago Gomides perdeu o pai Antonio Gomides, vítima de um ataque cardíaco, não puderam estar no sepultamento devido a distância, mas recentemente participaram de um culto memorial, em ação de graças por sua vida.
No início de agosto, Tiago, Mila e “Sophia” chegaram à Indonésia para o Encontro de Jovens Líderes de Lausanne com novo gás, junto a outros 998 jovens líderes de 160 países.
De volta ao Brasil desde meados de agosto, Tiago retomou os estudos no seminário e coordenação do Perspectivas Campinas, Mila iniciou dois módulos sobre o testemunho de Cristo entre Budistas junto ao  Martureo, na pós graduação do Seminário Servo de Cristo e no curso de formação missionária da Agência Presbiteriana de Missões Transculturais, entre outras importantes atividades.
Motivos de Oração:

  • Saúde e gestação da Mila
  • Luto do Tiago e responsabilidades atribuídas nos desdobramentos pós-morte do pai.

*Os curdos (em curdo: Kurd; em turco: Kürtler) são um grupo étnico nativo de uma região frequentemente referida como Curdistão, que inclui partes adjacentes do Irã, Iraque, Síria e Turquia, além de Armênia e Geórgia – Wikipedia

Brasil, Natal – Douglas e Barbara Lamp

douglas-01
No mês passado, Barbara viajou a São Paulo (entre outras cidades) para falar no 7⁰ retiro anual de Mulheres em Ministério. A visão é que, em todo o Brasil existam mulheres motivadas, participando de pequenos grupos, para cuidao mútuo e comunhão.
Também no último mês, os missionários Douglas e Barbara Lamp, foram profundamente encorajados por diferentes parceiros nos Estados Unidos, alguns os acompanham desde a década de 1980, isto significa mais de 35 anos. Muitos já avançam os 90 anos de idade, mas todos os encorajam por meio de suas orações e contribuições, durante todos estes anos de ministério no Brasil.
Nascidos em Milwaukee, nos Estados Unidos, e no Brasil desde 1994, Douglas e Barbara tornaram-se missionários Sepal em 2004.
douglas-02
Motivos de oração:

  • Douglas está envolvido no planejamento de uma conferência  de líderes, com foco em missões urbanas, visando o envolvimento das igrejas na resolução de problemas sociais. (www.missaoalef.org)
  • Barbara dará seguimento com as equipes de Mulheres em Ministério, com novos grupos em 4 cidades que foram visitadas nos últimos meses.
  • O casal espera recrutar novos candidatos para servir na Equipe Sepal Nordeste.

Textos dos missionários
Edição: Edna Ramos
Salvar
Salvar
Salvar
Salvar
Salvar
Salvar