Boletim Missionários Transculturais Sepal – Julho/2016

Boletim Missionários Transculturais Sepal – Julho/2016

Uma Nova Experiência Transcultural

No início do mês, após ter ensinado o segundo módulo da Pós-Graduação em Missões e a última aula sobre Teologia da Missão para a turma do Mestrado no Seminário Servo de Cristo, Marcos Amado embarcou para o Líbano fim de cumprir a parte presencial do Mestrado em Religiões e Culturas do Oriente Médio.

A etapa consistia em viver por dois dias em um bairro bem pobre da cidade, onde residem xiitas e armênios, além de refugiados sírios e iraquianos. No meio dessa diversidade cultural e religiosa, ficou hospedado em um centro cristão que atua em diferentes áreas sociais dentro do bairro. Até o fechamento deste boletim, ainda não tínhamos recebido o feedback desta experiência, mas estamos certos de que foi enriquecedora e inesquecível.

Novos Projetos

Com o objetivo de ajudar a igreja brasileira a entender um pouco melhor sobre o Islã e seus seguidores, Marcos Amado conseguiu concluir um dos projetos que tinha em mente, a gravação de dez vídeos curtos sobre o Islã.

O primeiro vídeo da série, “Conhecendo o Islã –  o Islã e a Maldade no Mundo” já está disponível. Aborda as diferenças entre o mundo árabe, oriente médio, o mundo muçulmano, entre outras informações úteis para quem quer aprender sobre o tema. Os demais estão em processo de edição e logo se tornarão públicos.

Para assistir o primeiro vídeo, acesse: https://www.facebook.com/martureocrm/

Espanha/Barcelona

Desde de que as missionárias Elisabeth e Eveny Bourguignon chegaram em Barcelona, o trabalho ministerial foi desenvolvido em uma igreja local (C29). Elisabeth comenta: “entendemos que chegou o tempo de EXPANDIR. Como equipe Sepal/Barcelona traçamos planos e metas para alcançar o objetivo, oferecendo Cursos de formação e treinamento para para Pastores e Líderes de Barcelona. No mês de abril começamos o projeto com o treinamento “DESCUBRE” (treinamento que trabalha Dons, talentos, personalidade e paixão). Estamos bastante empolgados com aquilo que Deus pode fazer!

De acordo com a missionária, a meta é treinar um grupo ao mês e avançar paulatinamente.

espanha-barcelona-01

Interceda pelo Projeto Bola Brasil Barcelona

Motivos:
•    Pelos 15 garotos formados pelo projeto de 6 nacionalidades diferentes agnósticos e muçulmanos.
•    Pelas diversas atividades que serão realizadas com outras organizações ainda este mês, além dos treinos semanais.
•    Por recursos e voluntários.
•    Pela equipe Sepal Barcelona. Atualmente são 7 missionários Sepal, aguardam mais uma família.

Projeto Retarzos (Porta) de Esperanza

Catalunia (Espanha)
Com a ajuda de outras organizações e amigos, o projeto tem como principal objetivo, enviar roupas criadas com retalhos para crianças de 3 a 14 anos refugiadas. Além disso, visa atender a refugiados que chegam à Catalunia, Espanha e também qualquer pessoa em estado de vulnerabilidade. Sonhamos com algo relevante, como por exemplo, uma fábrica de roupas, cursos de castelhano e catalão, cursos de culturalização, ajuda social e econômica para as famílias. O projeto, pouco a pouco vai tomando forma. Estamos desenvolvendo o projeto e formando a equipe executiva. Aguardem outras novidades!

Norte da África

No início deste ano a *Família Rios Celeste , que tem como campo missionário o norte da África, foi convidada a apoiar um novo grupo na cidade. Desde então, reuniões regulares na casa da família têm acontecido, com louvores e estudos em árabe. Há alguns dias, receberam irmãos que vieram de outra cidade para um tempo de comunhão e batismo.

Louvemos a Deus porque tem usado as vidas destes irmãos para expandir as boas novas de Cristo nesta região.

Por ser um país que proíbe a evangelização, vistos de residentes como obreiros cristãos não seriam possíveis, mas apesar dos desafios, Deus permitiu conseguir todos os documentos e procedimentos necessários por meio de uma pequena empresa que a família tem, é desta forma também que se relacionam com seus amigos muçulmanos.

*Por estarem em local de liberdade restrita, os nomes reais da família e respectivas fotos não podem ser divulgados.

Portugal, Lisboa

Seminário Teológico Batista
Uma grande necessidade para todos os ex-alunos é como superar os desafios ao assumirem a liderança pastoral de uma igreja ou missão. O missionário Rubens Luz está participando do desenvolvimento de um Programa de Mentoria.  A finalidade é dar apoio efetivo nesta fase crucial do ministério. E os resultados já são visíveis, este ano 11 alunos completaram programas oferecidos pelo Seminário.


Ao meio, Rubens Luz – missionário Sepal

Já na igreja Baptista Belas Vida, muitas pessoas da vizinhança têm se interessado em conhecer melhor as atividades da igreja. Isso é motivo de grande alegria! Paralelamente a comunidade “Belas Vida” passou a integrar um grupo de igrejas, que oferecem apoio a pessoas feridas, por meio do “Celebrando a Restauração”, que teve como tema do primeiro encontro, “Tratando as feridas depois de perdoarmos”. Esta iniciativa agrega mais uma ferramenta para cumprir a missão da igreja na comunidade. Quatro pessoas formam o “Grupo Protótipo” para criar a base de desenvolvimento do ministério.

magali-luz
Da esquerda para direita, Magali Luz – missionária Sepal

Bucareste, Romênia

Após alguns meses de oração e preparação, a família Carvalho, estabelecida na Romênia desde junho de 2010, reúne a primeira turma para o curso de introdução ao discipulado multiplicativo. O treinamento é sobre como ser um discípulo que faz outros discípulos de Jesus. Ao todo, 12 pessoas participaram do treinamento.

Testemunho

Fruto do trabalho realizado na penitenciária, o jovem Adrian participou alguns meses do grupo de estudo bíblico. Em uma das manhãs, notou-se que Adrian estava bastante agitado. Ao questionar aos participantes, se gostariam de fazer algum pedido de oração, Adrian comentou que tinha um problema sério na perna e de acordo com os médicos, precisaria amputar. O jovem estava muito abalado diante deste diagnóstico, já que nos próximos dias, receberia sua liberdade condicional e a última coisa que gostaria, era voltar para a família sem uma perna.

O que fazer em uma situação dessa? Orar! Então, clamaram ao Senhor e pediram um milagre. Poucas semanas depois, os missionários descobriram que, para a glória de Deus, Adrian havia sido curado e libertado!

Negócios em Missão

“Negócios em missão”, ou “business as mission” (termo em inglês) define o desenvolvimento real, viável, sustentável e lucrativo de negócios com o propósito, perspectiva e impacto do reino de Deus, levando a transformação de povos e sociedades no âmbito espiritual, econômico, social e no meio ambiente para a glória de Deus.

Ao pesquisarmos no Google os termos em português, os resultados são baixíssimos, nada comparado ao impacto que este “jeito de fazer missões” tem causado.  De acordo com o site “Radar Missionário”, mais de 1 bilhão de pessoas ao redor do mundo, saíram da miséria beneficiadas por missionários com esta vocação.

Paulo Humaitá, missionário Sepal na área de “business as mission”, abandonou a carreira bem-sucedida de executivo no ano passado, e hoje está 100% dedicado em ser um empreendedor com vocação para desenvolver empresas de impacto transformador na sociedade, no Brasil e em outros lugares do mundo, com o objetivo final de levar a preciosa mensagem do Evangelho aos povos não-alcançados, através de negócios reais, sustentáveis e rentáveis.

E os frutos estão aí!

Paulo Humaitá e sua equipe definiram o nome para a *aceleradora “Bluefields Development”, sendo a missão “Transformar vidas através da vocação empreendedora Cristocêntrica”.

*Aceleradoras são empresas cujo objetivo principal é apoiar e investir no desenvolvimento e rápido crescimento de startups: “Estamos desenvolvendo nosso sistema de governança corporativa, finalizando nosso contrato social e identidade visual. Em paralelo, estamos validando o modelo de negócios ao co-empreender ativamente com 7 startups BaM distribuídas pelo Brasil. A Bluefields Development será lançada para a comunidade missionária no Vocare em Abril/2017 e queremos ter boas histórias para a glória de Deus!” diz Paulo Humaitá.


Bluefields Development: Reunião da equipe, de óculos, Paulo Humaitá