Boletim Missionários Transculturais Sepal – Setembro/2016

Boletim Missionários Transculturais Sepal – Setembro/2016

Regiões Sul e Ocidental – África

Presente em mais de 10 países do continente Africano, o ministério Actos Ministries, liderado pelo missionário Josenildo Muller desde 1997, atua no desenvolvimento de Liderança.

Conheça alguns avanços do Actos Ministries, na região sul e ocidental da África:

A equipe regional comemora os novos Grupos de Mutualidade, isto é, grupos pequenos de cuidado mútuo com pastores e esposas na África do Sul, Zimbabwe, Malawi, Swaziland e Lesotho.

Johannesburg

A ACTOS Community Church é a igreja que foi revitalizada em Johannesburg e serviu de base operacional para o ministério por muitos anos. Alguns destaques da igreja na comunidade são:

actos-community-church

Kids Club -– O projeto implantado em 2005 com crianças da comunidade de La Rochelle, segue com muitos frutos.  A cada ano, há uma grande celebração no primeiro semestre e neste ano cerca de 180 crianças se encontraram durante uma semana de festa e atividades. Além da transformação social e espiritual, o ponto alto é ver a equipe de trabalho constituída, em sua maioria, por frutos do próprio projeto.

kids-club

Projeto Carvalho de Justiça -– No próximo ano, uma família – fruto do Ministério Actos, está de mudança para o Zimbabwe. Atuarão na coordenação de um projeto de ministério com o público rural na plantação, fortalecimento e treinamento de igrejas na região e precisam muito das nossas orações.

Orem por Kastom Muzamba e sua família!

kastom-muzamba

Universidade da Vida Manthano -– A Manthano não é uma instituição acadêmica como as universidades governamentais ou privadas. Também não é uma entidade religiosa como os seminários teológicos ou similares. A Manthano trabalha mais como uma iniciativa de empreendedorismo social do que uma organização filantrópica, como a maioria das ONGs. Atua em todas as áreas das relações humanas, visando o empoderamento do homem face aos desafios da vida.

Formada por um grupo de Voluntários e sede em Cabo Verde, a Câmara Municipal de São Vicente, cedeu provisoriamente uma sala na escola do bairro para a realização das atividades. O projeto foi apreciado pela Associação de Apoio ao Empreendedor Social em Cabo Verde e será encaminhado para análise de possíveis financiadores de outros países. Oremos!

universidade-da-vida

Grupo Geração que Faz –- Na comunidade Ribeira de Vinha, o grupo Geração que Faz, com cerca de 15 voluntários, está sendo capacitado para ser agente de transformação em sua própria comunidade. Como parte do treinamento, o grupo está engajado em uma pesquisa  comunitária, que tem como finalidade, identificar as necessidades urgentes, e elaborar uma proposta de transformação de algumas realidades.

grupo-geracao-que-faz

Os Desafios da Actos Ministries

  • Além de lidar com a escassez de recursos, a Actos Comunity Church, também luta com o alto índice de violência, arrombamentos e roubos. Os irmãos precisam das nossas constantes orações para proteção e reposição de equipamentos roubados.
  • A Actos Ministries perdeu um precioso companheiro de ministério em Bulawaio (Zimbabwe). Xolisani Dlamini, oremos pela família.
  • Oremos também pelo Zimbabwe, que passa  por uma das piores crises da sua história. Presidida por um ditador há 36 anos, Robert Mugabe, o país tem a maior inflação do mundo. A fome é enorme e os irmãos estão em grandes apuros, sofrendo pressões de ordem econômica, social e política.

Para saber maiores informações sobre a Actos Ministries e respectivos projetos, acesse: http://bit.ly/2cAp67D

Mais África!

Ainda sobre a África do Sul, temos notícias dos missionários Tiago, Suzana e os pequenos Timóteo e Samuel. Confira!

Com um pouco mais de um mês no país, o casal relembra os últimos momentos no aeroporto, “um misto de sentimentos” que não poderiam explicar, enfatiza Suzana, porém, sem duvidar em nenhum momento, do cuidado de Deus que os acompanharia.

Segundo os missionários, a organização que os recebeu tem dado todo o suporte necessário. As aulas de inglês são bem intensas, e enquanto se dedicam aos estudos da língua, os filhos ficam na organização parceira, sendo cuidados por uma assistente, o que dá a eles toda a tranquilidade para este tempo de preparo.

A família mora há duas quadras da escola e cerca de 2 quilômetros de um centro comercial com mercado, lojas e bancos.

tiago-e-suzana
Tiago e Suzana com dois de seus professores de inglês

Desafios:

  • Precisam avançar em relação ao sustento, por isso, buscam novos parceiros que contribuam com R$ 50,00 ao mês.
  • No início de 2017, precisarão de vistos para Moçambique e também comprar as passagens aéreas. Oremos por isso!

Espanha

Em 28 de setembro, o missionário Diego Santos foi convidado a fazer parte da equipe que irá  apoiar plantações de igrejas em La Línea de La Concepcion (Sul da Espanha), Ceuta (território espanhol no Norte da Africa) e Milão na Itália. Esta iniciativa é da CCI Brasil https://ccibrasil.wordpress.com/

Os principais objetivos serão, o evangelismo, a formação de liderança na área de ministério esportivo, e o mentoreamento de pastores, de forma que se tornem aptos a plantar novas igrejas e desenvolver ministérios esportivos em suas comunidades kicaus.

Participam desta viagem  mais 10 pessoas. O roteiro inclui o Norte da África, Itália e Espanha. Será uma oportunidade para visitar o Projeto Bola Brasil Barcelona e a Igreja C29, onde atuam as missionárias Sepal Beth e Eveny (Espanha).

O grupo é composto por pessoas de várias cidades do Brasil: Campo Grande, Curitiba, interior de São Paulo e Vitória.

Oremos para que seja um tempo produtivo e para a glória de Deus!

Romênia

Os missionários Jorge e Virgínia Carvalho celebram a Deus, por mais uma edição do curso de missões transculturais Kairós, desta vez na cidade de Ploiesti, há mais ou menos 60 km da residência da família.

“Tem sido muito inspirador constatar que a maioria destes irmãos vieram ao curso porque se sentem chamados por Deus, mas não sabem qual deve ser o próximo passo. Que bela oportunidade que o Senhor tem colocado em nossas mãos! ”–  Jorge Carvalho.

No curso é ensinado quais são as bases de missões transculturais em quatro áreas (bíblica, histórica, estratégica e cultural). Segundo os missionários, a experiência de Ploiesti faz refletir sobre quantos jovens espalhados pela Romênia, tem ouvido o chamado do Mestre e carecem de treinamento.

No último domingo do mês de agosto, três pessoas, duas romenas e uma brasileira desceram às águas, como é de costume, compartilharam seus testemunhos e pregaram o evangelho por meio de suas vidas e do ato batismal.

Para Jorge e Virgínia, este batismo foi muito significativo pois ocorreu em Magurele, a cidade pela qual oram por muitos anos. Mais de 10 pessoas da comunidade que não conhecem a Jesus se fizeram presentes e, no final do batismo, quando houve o convite, recebeu a Jesus como Senhor e Salvador, o Lucian, um homem bem conhecido na região, devido ao alcoolismo. Oremos para que a obra de Deus seja completa e para que os céus se abram sobre aquela cidade.

romenia-01romenia-02

Ore Conosco

  • Pela igreja local na cidade de Ploiesti. No contexto do curso, apresentamos o desafio da igreja alcançar os estudantes estrangeiros. Muitos são de países onde o missionário não pode entrar, como Coréia do Norte e até mesmo a Síria.
  • Pela saúde física, emocional e espiritual da família.

Conteúdos fornecidos pelos missionários e compilado/editado por Edna Ramos.

Salvar

Salvar