Inaugurado no Recife, Porto Social irá incubar projetos e ideias solidárias

Inaugurado no Recife, Porto Social irá incubar projetos e ideias solidárias

Objetivo da organização é ampliar ações de ONGs e de demais instituições.
Escolha dos projetos será por meio de edital; inscrições estão abertas.

Com a finalidade de estimular a prática da solidariedade no Recife, foi inaugurado, no dia 12 de maio, o Porto Social. A organização, inspirada no Porto Digital, tem sede na Rua Marques Amorim, na Ilha do Leite, centro do Recife, e buscará impulsionar projetos sociais, Organizações Não Governamentais (ONGs) e negócios de impacto social de qualquer lugar do Brasil através de auxílio na gestão.

Inicialmente, a instituição irá incubar 20 projetos consolidados e outros 30 iniciantes. Anualmente, o Porto Social pretende manter o número de 50 projetos mentoriados. “A nossa ideia é profissionalizar ideias, ONGs e negócios sociais, mas sem perder a paixão, o brilho no olho de causar impacto social. O Porto Social surgiu para tentar construir esse equilíbrio”, explica Fábio Silva, presidente da organização.

As ONGs interessadas em ter a mentoria do Porto Social devem se inscrever no edital de convocação divulgado desde o dia 20 de abril no site da instituição. O resultado será divulgado no dia 6 de junho. Podem se inscrever projetos consolidados ou em andamento e não há necessidade de CNPJ para participar da seleção.

Segundo a organização, a escolha dos projetos a serem incubados será feita de acordo com a capacidade de impacto social de cada um. “Qualquer pessoa que tenha um negócio social pode se inscrever”, explica Návila Teixeira, diretora-executiva do Porto Social.

Os beneficiados terão acesso a um espaço compartilhado, com auditório, salas, computadores e internet à disposição para trabalhar a captação de recursos para as iniciativas. No local, ainda serão oferecidos cursos de capacitação em nove áreas, como comunicação, gestão e marketing, empreendedorismo e captação de recursos. As aulas devem ser estendidas para toda a população.

Matéria: Globo.com

Imagem: www2.recife.pe.gov.br/