Moçambique – Tiago e Suzana da Silva (Abril 2018)

Moçambique – Tiago e Suzana da Silva (Abril 2018)

No mês de abril, os missionários Tiago, Suzana e os pequenos Timóteo e Samuel, completaram um ano servindo em Moçambique. “É muito bom olhar para trás e ver que esse tempo passou em um “piscar de olhos”. Isso não significa que vimos o tempo passar e nada aconteceu, pelo contrário, em um pequeno espaço de tempo, muitas coisas aconteceram e grandes coisas o Senhor fez!” diz Tiago Silva.

Nesse tempo em Moçambique, a família precisou mudar de casa uma vez, visitaram mais de 45 pastores e 20 igrejas, além de conhecer muitos projetos sociais. Ministrara em igrejas, orararam e apoiaram a obra de Deus, por meio de consultorias, visando formar parcerias estratégicas para o ministério.

Parcerias Estratégicas

Foi reinaugurado em parceria com uma igreja local moçambicana, um seminário com foco no treinamento de pastores e líderes, e apoio na plantação de duas novas igrejas. O seminário está em pleno funcionamento para a glória de Deus, e era um dos projetos mais aguardados.

Com a mesma igreja parceira, está sendo desenvolvimento um projeto para abrir uma escola de ensino fundamental. Como etapa importante para o avanço deste projeto, os missionários visitaram uma escola do governo que hoje atende 4.500 alunos, 80% estuda debaixo de árvores, sem o mínimo de condições estruturais para isso.

Igreja e missionários tem apoiado financeiramente a construção de uma sala de aula nesta escola. Na igreja, duas novas salas serão construídas para atender cerca de 100 crianças. Diante do desafio real, esta iniciativa parece ineficiente, mas estes irmãos estão entregando ao Senhor, os seus “pães e peixes” para que o grande Deus multiplique a obra de suas mãos.

Com portas abertas nas escolas públicas, um programa de ensino, cuidado familiar e evangelização para crianças e jovens da escola está sendo preparado.

Equipes de curto prazo

A equipe Moçambique em parceria com a mesma igreja local, dispõe de um local onde é possivel receber até 10 pessoas de igrejas que desejam contribuir com o que estão fazendo em Moçambique, em um período de 10 a 15 dias.

“Temos trabalhado com pastores e líderes, evangelismo e ações sociais. Ainda no Brasil, a equipe/grupo interessado receberá um programa sobre a nossa proposta e orientações sobre custos, hospedagem e cultura. Também estamos abertos a sugestões dentro do nosso alvo ministerial.”

O ministério de curto prazo é uma ótima ferramenta para apoiar o campo, assim como, preparar e despertar vocacionados para o chamado ministerial.

Alvo

Os missionários Tiago e Suzana desejam continuar servindo a igreja moçambicana na área do Ensino, para isso, estão trabalhando para transformar o seminário, no primeiro seminário em tempo integral de Moçambique, que visa preparar pastores e lideres com formação teológica e ofercer capacitação técnica nas áreas de panificação, marcenaria e carpintaria.

Principais motivos de oração

  • Sabedoria para manter o foco nas prioridades;
  • Por mais parcerias estratégicas com igrejas;
  • Pela elaboração dos documentos do seminário e da escola que irão para o governo;
  • Pelos pastores e líderes moçambicanos;
  • Por Moçambique e pelos líderes do governo;
  • Por saúde física e espiritual.

Textos: missionários
Edição: Edna Ramos
Diagramação: Paulo Ribeiro