Salve seu ministério – capacite líderes!

Salve seu ministério – capacite líderes!

Esta foi a conversa de Josué Campanhã com um grupo de pastores e líderes na *Flic hoje, no espaço São Luiz em SP.

Capacitação da liderança – é a área mais fraca da igreja. Somos muito bons em criar templos, ministérios, em desenhar estruturas, mas somos fracos em capacitar líderes.” – Josué Campanhã

Usando a figura de um elástico, Josué ilustrou a tensão que existe entre o crescimento da igreja e a capacitação de líderes. O elástico só cumpre o seu papel quando está tensionado.

A igreja só irá crescer, se houver sustentação. Em Mateus 28:19, o crescimento da igreja é previsto na grande comissão. Em 2a Timóteo/Efésios 4, Paulo fala de homens fiéis. Vê uma tensão criativa (tensão boa) e entende que precisa fazer as duas coisas, segundo os textos.

Tensões negativas vividas pelos líderes

  1. Precisamos capacitar líderes, mas a agenda nos consome (virou uma tensão destrutiva). Isso é real nas igrejas em qualquer denominação. À exemplo de Cristo, que submeteu a agenda à prioridade, capacitar pessoas. A agenda era serva da missão.
    Infelizmente hoje, os pastores são reféns da rotina, precisam cortar radicalmente as tarefas na igreja para que o foco seja o desenvolvimento de novos líderes.
  2. Capacitar líderes demora, querem crescimento rápido.
  3. Líderes precisam de discipulado, mas o que oferecemos são cursos.
  4. Líderes precisam de experiência – queremos líderes prontos. Por que não entendemos que leva tempo, é um processo. Queremos líderes prontos.
  5. A igreja tem a verdade sobre liderança, mas lideramos como amadores, como quem “ama dores”.
  6. Deus usa líderes quebrados e nós queremos líderes perfeitos. Líderes precisam de discipulado, isto gera frutos.

Tensões negativas para criativas

Capacitar líderes – requer uma visão. Capacitar líderes demora, é fruto de um processo. Leva tempo.

Líderes precisam de experiência: maturação para multiplicação.

A igreja tem a verdade sobre liderança. Devemos usar isto e criar programas de capacitação de líderes, não para a “nossa” igreja, mas para a nossa cidade.

Deus usa líderes quebrados – líderes quebrados servem.

* Feira Literária Internacional Cristã (FLIC), evento organizado pela a ASEC (Associação Brasileira de Editores) e que reúne editoras do segmento evangélico, escritores, livreiros, líderes e o público em geral. www.feiraflic.com.br

Categorias: BLOG SEPAL, Notícias