Tailândia – Adriano e Fabiana Araújo (Janeiro 2018)

Tailândia – Adriano e Fabiana Araújo (Janeiro 2018)

Pelo calendário tailandês o novo ano é o de “2.561”. A cada início de ano, os missionários Adriano e Fabiana são renovados pela alegria do principal motivo de servirem na Tailândia: Fazer conhecido o nome de Cristo, entre seus amigos tailandeses.

“Agora o NATAL tem significado”

O Natal não faz parte do calendário e da vida do tailandês e isso é uma excelente oportunidade para compartilhar o real significado. Foi exatamente o que fez a igreja que os missionários Adriano e Fabiana plantaram.

Com a ajuda de todos os irmãos e recém-convertidos, pelo quinto ano consecutivo, aconteceu a “celebração de Natal”, em frente à casa do Adriano e Fabiana, mais de 200 pessoas participaram da celebração e todos os recursos, alimentos, doações de presentes, literaturas evangélicas, entre outros, foram plenamente arrecadados.

Foi gratificante ver os irmãos recém-convertidos trazendo seus amigos, conversando com os convidados, servindo os familiares das crianças, cozinhando e preparando uma variedade de comidas.” (Fala de Adriano)

Ao ouvir sobre o significado do Natal, alguns comentaram que “antes pensavam que o Natal fosse apenas a festa do fim de ano estrangeiro, mas que agora havia passado a ter a ter significado! Louvemos a Deus por isso!”

A garota quase se casou

Uma garota de 12 anos, que morava com a avó numa outra Província, a 150 km ao sul da cidade dos missionários, durante as férias escolares fica na casa da sua tia, que integra o grupo da igreja. Por isso, ficou muito próxima de todos da igreja. Já participou de acampamento, atividades e durante as férias, dorme na casa de Adriano e Fabiana, na companhia de uma seminarista, esta jovem tem se interessado muito por Deus.

Há cerca de um mês, a avó concordou em entregá-la em casamento para uma família de sua vila. Como pagamento do dote, receberia uma casa, um carro e uma quantia razoável em dinheiro. Na cultura tailandesa a família do noivo oferece um dote como gratidão pelo cuidado com a noiva. É uma cerimônia muito significativa, importante e bonita. No caso da garota, o interesse da avó era financeiro, é bastante provável que pudesse ser mais uma vítima de *tráfico humano. Depois de muita oração e conversa, Adriano e Fabiana viajaram às pressas com a tia da jovem para buscá-la, evitando assim o casamento. Ela veio para a casa da tia e nos 4 dias seguintes, quando já estavam no processo de matriculá-la numa escola da região, os pais vieram buscá-la, garantiram que não permitiriam o casamento e incentivariam os estudos. Em meio a muito choro, a menina voltou para o interior.

Oremos para que a garota permaneça em segurança e que seus pais se rendam a Cristo.

*A Tailândia é um país onde o tráfico humano é uma realidade bem presente. Segundo a Agência das Nações Unidas contra a Droga e o Crime (UNODC) o tráfico humano movimenta, por ano, cerca de 27 milhares de milhão de euros. Em 2015 a União Europeia ameaçou proibir as importações de produtos pesqueiros do país se este não tomasse medidas urgentes para combater a pesca ilegal, especialmente a mão-de-obra.
https://ardina.news/article/2017_08_14_374494764_o-lado-negro-do-comercio-do-camarao-na-tailandia-uma-historia-real-de-escravidao

Bênçãos e Desafios para expansão do reino na Tailândia

Uma família de 6 pessoas começou a frequentar a igreja: esposa, marido e seus três filhos. Há algum tempo a esposa procurou Adriano e Fabiana para que ensinassem inglês e piano para a sua filha mais velha. Para atender a esta solicitação, Fabiana iniciou um novo grupo de aulas de inglês para crianças pequenas, antes do culto de domingo.
Davi, o filho mais velho do casal está ensinando piano para a garota. A mãe já tem se interessado pelo evangelho e deseja muito que seu marido se entregue a Jesus. Na celebração de Natal, ela orou entregando sua vida.

Avanços e Desafios para 2018

A igreja que Adriano e Fabiana plantaram, reúne cerca de 25 pessoas e é “filha” de uma igreja que há 16 anos os missionários ajudaram a plantar.

O grande desafio para este ano é alugar um local, para a igreja que nasceu na casa dos missionários e tem crescido. A igreja faz parte da Associação de Igrejas na Tailândia, fundada pela OMF (Overseas Missionary Fellowship). Além de sede para os cultos, o local deverá funcionar como moradia para um casal de tailandeses que estão terminando o Seminário Teológico e centro evangelístico para aulas de inglês, música, reuniões sociais e demais atividades da igreja.

Motivos de oração

  • Direção de Deus no processo de conseguir um prédio ou uma casa bem localizada, adequada às necessidades e orçamento.
  • Pela garota de 12 anos que quase se casou, para que Deus a proteja e seus pais se rendam a Cristo.
  • Oremos também pela família de 6 pessoas que tem se aproximado da igreja.
  • Oportunidades entre os budistas tailandeses para viver e falar de Jesus.
  • Ânimo e força do Senhor para todos durante esta caminhada.
  • Aulas de inglês para crianças pequenas e pelo Davi no ensino de piano, que Deus continue o capacitando!

Texto: missionários
Edição: Edna Ramos
Diagramação: Paulo Ribeiro