Um convite para um momento de reflexão e refrigério

Por Cleiton Oliveira

Há exatos 128 anos, em 31 de janeiro de 1892, partia para a glória Charles Haddon Spurgeon (1834-92), o “Príncipe dos Pregadores”. Evangelista eloquente, escritor habilidoso, cristão apaixonado pelas almas, seu legado atravessa o tempo e supera as fronteiras, conquistando leitores de várias gerações, por meio de sermões que tocam a alma, despertam a consciência e consolam o coração.

Para celebrar os frutos de seu ministério e trazer à memória algumas de suas tocantes afirmações, selecionamos 10 frases do amplo acervo de Spurgeon. Naturalmente, há muitíssimo mais conteúdo que não caberia em nosso pequeno post. No entanto, esperamos que esse momento de leitura seja reconfortante para o seu dia e uma oportunidade para nutrir sua mente com belíssimas reflexões acerca da fé cristã. Vamos lá? Tome nota e reflita:

#1

“Poucas vezes você desce de uma leitura solitária da Bíblia sem sentir que se aproximou de Deus.”¹

#2

“Nenhuma prova é necessária quando Deus fala. Se Ele o disse, isso é prova suficiente.”¹

#3

“Se uma igreja vai cumprir os propósitos de Deus, devemos treiná-la na arte santa da oração. […] Creia-me, se uma igreja não ora, ela está morta.”¹

#4

“Irmãos, não omitam nada. Tenham ousadia suficiente para pregar a verdade indigesta e impopular.”¹

#5

“O caminho para alcançar a paz não é o da ocultação de convicções, e sim o da expressão honesta delas no poder do Espírito Santo.”¹

#6

“Quão doce, em meio a todas as incertezas da vida, é saber que ‘o firme fundamento do Senhor permanece’ e ter a promessa do próprio Deus: ‘Não violarei a minha aliança, nem modificarei o que os meus lábios proferiram.’”²

#7

“As tribulações do santo são um pastoreio divino, pelo qual ele cresce e dá fruto em abundância.”³

 

“Irmãos, não omitam nada. Tenham ousadia suficiente para pregar a verdade indigesta e impopular.”¹

#8

“Cristãos que conhecem a Cristo compreendem que prazer e fé são tão abençoadamente unidos, que os portões do inferno não podem triunfar na tentativa de separá-los.”²

#9

“Pense em como Ele [Jesus] o amou e se entregou em seu lugar! Você conhece o poder desse amor? Então, deixe que ele seja para sua alma como um vento impetuoso e forte que afasta as nuvens de seu mundanismo e acaba com as névoas de pecado.”²

#10

“O amor deveria dar asas aos pés que servem, e força aos braços que trabalham. Fixos em Deus, com uma constância que não é abalada, decididos a honrá-lo com uma determinação da qual não devemos nos desviar, e pressionados com ardor que nunca se fatiga, manifestemos nossos limites no amor a Jesus. Que o ímã divino nos atraia para o céu.”²

 

Fique por dentro!

Confira todas as referências bibliográficas ao final da página.

Você é pastor, líder ou atua em algum ministério na igreja? Participe do Encontro Sepal 2020!

O Encontro Sepal está chegando! Entre os dias 12 e 15 de maio, pastores, líderes e pessoas que se dedicam ao trabalho ministerial se encontrarão em Águas de Lindoia, interior de SP, para trocar experiências e debater sobre pautas atuais relacionadas à igreja.

Intitulada “Vida na vida: Na contramão dos relacionamentos líquidos”, a 47ª edição do Encontro terá como pano de fundo os desdobramentos da chamada “modernidade líquida”, teoria cunhada pelo filósofo polonês Zygmunt Bauman (1925–2017), que, entre outros tópicos, chama a atenção da sociedade para o crescente esfriamento das relações humanas. Como de costume, o evento contará com a participação de renomados preletores nacionais e estrangeiros e com uma série de atividades para o público. Para saber mais, clique aqui!

 

Leia também:

1 bilhão de pessoas para Cristo!

Referências bibliográficas do conteúdo publicado nesta página:

¹ Spurgeon, 1834-1892. Preparado para o combate da fé, as armas do ministério: a Igreja, a Palavra, o Espírito. São Paulo: Shedd Publicações, 2005. Págs. 24, 38, 48, 40, 41, respectivamente.

²  Spurgeon, Charles Haddon. 1834-92. Dia a dia com Spurgeon – manhã e noite: meditações diárias. Curitiba/PR, Publicações Pão Diário. 2ª edição, 2017. Págs. 722, 342, 600, respectivamente.

³ Otis Fuller, David. O tesouros de Davi. Curitiba/PR, Publicações Pão Diário. Pág. 17.

 

Cleiton Oliveira é jornalista, tradutor e ghostwriter de autores brasileiros. Estrategista em comunicação externa e assessoria de imprensa, é colaborador de conteúdo para a Sepal. Criador do blog “Por toda a Terra – Mensagens de vida para as nações” (portodaaterra.com), escreve artigos que falam de esperança, transformação e fé.