Na Tailândia, a família Gomides tem o privilégio de servir ao lado de irmãos que são os primeiros cristãos de sua geração. Engajados no propósito de anunciar Cristo Boas aos tailandeses, vivenciam a presença, o agir e o alcance de Deus naquele lugar. A seguir, confira três histórias que impactaram profundamente a vida dos nossos missionários no final de 2019.

 

História 1

N*, uma jovem tailandesa prisioneira do tráfico sexual, fugiu e entrou desesperadamente numa loja, pedindo socorro. Lá estava um irmão em Cristo, que rapidamente ligou para os seus líderes. A situação de N* era novidade para eles, mas não para algumas pessoas do grupo de missionários que a família Gomides integra e que  rapidamente entraram em ação, cuidando da moça. Em Lopburi, há 1 cristão para cerca de 1.500 habitantes. Qual a probabilidade desse resgate acontecer? Foi o Senhor que, milagrosamente, resgatou N*.

 

História 2

B* tem um jeito engraçado. Nem parece que, antes, era um homem aterrorizante. Acabou de sair da prisão, lugar em que Jesus o resgatou e onde recebeu todo o cuidado do irmão Teewin, zelador da escola em que os missionários estudam tailandês. Juntamente com Teewin, Tiago foi à prisão no último dia de pena de B* e, depois de uma oração, o enviou para a vida em liberdade. Fora da cadeia, além do preconceito social, somou-se o fato de B* ter se tornado cristão em um contexto budista. Sua família o rejeitou, mas Deus o abraçou. B* tem um emprego e é cuidado pela comunidade de irmãos.

 

História 3

Sophia e Mila sofreram um acidente de trânsito. Foram apenas alguns arranhões no corpo e um grande susto: Deus as livrou de um atropelamento! O socorro veio rápido, pois os irmãos tailandeses estavam presente e ajudaram com os trâmites e a tradução. No dia seguinte, porém, o motorista procurou a família Gomides; o senhor P* é um muçulmano do sul da Tailândia, com 0% de igrejas.

Acidentes de trânsito são comuns na região, mas os obreiros da missão falaram que essa havia sido a primeira vez que um tailandês procurara um acidentado para pedir perdão. Seria Jesus vindo ao resgate desse muçulmano?

Como o conhecimento dos missionários na língua tailandesa ainda é limitado, a professora intermediou a conversa entre  P* e Mila.

P* disse a Mila: “pelas leis do islamismo, sou proibido de olhar direto nos olhos de uma mulher. Mas quando olhei para você depois do acidente vi fogo saindo de seus olhos e isso me deixou angustiado. Estou aqui para saber se você e sua filha estão bem”.

Mila percebeu o agir do Senhor naquela situação: P* cruzou as barreiras da sua religião, a procurou para pedir perdão e se ofereceu para pagar as despesas do hospital. A missionária respondeu: “Assim como Jesus nos perdoou, eu te perdoo. Existem irmãos cristãos que amam a Jesus no Brasil, oram pela Tailândia e vão pagar essa conta. Fique em paz!”. Ela percebeu que, traduzindo, a professora não mencionou o nome de Jesus, o que foi bastante frustrante para ela, considerando os riscos da ocasião e a oportunidade. Estamos certos, porém, de que Jesus Cristo já começou o resgate da vida de P*.

 

Aprendizados

 As três histórias relatadas são evidências de que Deus está redimindo o mundo por meio de Cristo. Mesmo a Tailândia sendo apenas 0,5% cristã, o Senhor tem resgatado vidas e feito maravilhas. Que alegria! Roguemos para que em 2020 o Pai use ainda mais família Gomides para tocar e impactar mais e mais vidas e que os objetivos e providências para permanência da família e a plantação de uma nova igreja sejam atingidos o quanto antes.

 

Agradecimentos

– Emissão do visto religioso para Tiago e do visto de voluntário para Mila e Sophia;

– Igreja Tailandesa;

– Livramento no acidente de trânsito.

 

Pedidos de oração

Recentemente Tiago e Mila tiveram as primeiras reuniões com a liderança da OMF sobre onde deverão servir a partir de julho. Isso trará algumas implicações na configuração do ministério do casal. Oremos para que tenham paz e direção clara do Espirito Santo sobre tudo e todos os envolvidos.

– Finalização do processo para que o missionário Tiago tenha a permissão de trabalho;

– Relacionamentos em Lopburi;

– Resgate da vida de P*;

– Fortalecimento da fé de B* e N*.