Texto de Edna Ramos
Neste final de semana aconteceu mais uma edição do Encontro Sepal Nova Geração. O local escolhido foi a IBAVIVA em Vinhedo/SP.
Cerca de 130 líderes da Nova Geração marcaram presença no evento. Cidades como Vitória (ES) e Manaus (AM) estiveram representadas.
O encontro tem um perfil relacional. Todo o ambiente tem como finalidade produzir transformação por meio dos relacionamentos que fortalecemos ou construímos. O nosso desejo é criar um ambiente de pertencimento para que a Nova Geração de Líderes não esteja sozinha, diz Sebastião Junior, missionário Sepal que organiza os Encontros Sepal Nova Geração.
Na abertura do Encontro, Ziel Machado abordou a necessidade de entendermos em que fase do nosso ministério estamos, a necessidade de sempre ajustar o foco e ouvir Deus diante das decisões em cada momento que estamos passando.
No sábado, a programação foi composta por plenárias e palestras. Logo pela manhã Tiago Mattes, pastor da igreja RED – Igreja Batista Redenção em Indaiatuba, propôs uma reflexão sobre as verdadeiras motivações para o trabalho, com o tema “Trabalhar pra quê”?
A pergunta da nossa geração é: “O que me faz feliz”? Está é uma geração que busca o que sente, uma geração que se apoia nos sentimentos, no coração.
“Na busca de uma “causa”, esta geração está indo para uma direção errada. Precisamos ir na contramão desta cultura, viver naquilo que faz sentido. O trabalho é uma das áreas integradas à nossa vida, todo e qualquer trabalho humano não é só uma tarefa, é um chamado – Tiago Mattes
Na sequência, Pedro Lucas Dulci (membro do *Movimento Mosaico) comentou 1 Timóteo 2:8-15 e fez uma analogia sobre a situação política e social do mundo, e a tarefa dos homens e mulheres com base no texto, considerando o contexto em que foi escrito e a principal mensagem para esta geração.
É responsabilidade dos homens, ensinar as mulheres. Estamos vivendo uma crise de homens. Sintoma cultural e a igreja não está respondendo”. Os homens devem estar de joelhos para que nossas mulheres se mantenham em pé – Pedro Lucas Dulci
A partir das 14h duas rodadas de seminários aconteceram e os participantes puderam se dividir de acordo com suas preferências.
Paulinho Degaspari, Ruan Noce, Pedro Dulce e Tiago Mattes foram os preletores.
A equipe de missionários São Paulo esteve representada em peso e muitos apresentaram projetos em que estão envolvidos junto à missão.
André Fontana, pastor sênior da IBAVIVA trouxe a última reflexão da noite, com o tema: ‘Não Verei”, baseado em Hebreus 11:32-33
A fé sempre vai nos trazer conquistas. O senso comum é que, pela fé vou fazer, pela fé eu conquisto. A vida pela fé também traz perdas, os homens destacados no texto, também enfrentaram zombarias e açoites. Nenhum deles recebeu o que havia sido prometido. Devemos investir no que acreditamos, mesmo que não vejamos.
Se não tenho certeza, não tenho autoridade. Não preciso saber, preciso descansar. Devo me concentrar no que eu estou fazendo – André Fontana
Durante o dia o louvor foi dirigido pela banda IBAVIVA representada por diferentes gerações, como o próprio tema sugeria. Ao som do projeto SOLA (https://www.facebook.com/ProjetoSola), o Encontro Sepal Nova Geração foi encerrado, marcando um tempo de muito aprendizado e importantes reflexões para pastores e líderes com chamados para juventude.
Essa é a 8ª edição dos Encontros Sepal, com foco em pastores e líderes da Nova Geração. Deseja realizar um Encontro Sepal Nova Geração em sua região? Fale conosco! [email protected]
*Movimento Mosaico – que se empenha em manter alguns amigos conscientes da unidade relacional da Igreja.
Veja algumas fotos do evento: