Com 28 anos de ministério em Portugal, os missionários Luiz e Arlete Castro se estabeleceram em Lisboa em setembro de 2019. Depois de servirem na região dos Açores por bastante tempo, a capital portuguesa voltou a ser o local de moradia do casal, que atualmente está passando por um novo período de adaptação, especialmente em razão do contexto de pandemia e confinamento na cidade.

E assim, nossos missionários experimentam dia-a-dia o cuidado do Senhor provendo o sustento financeiro e afetivo, por meio dos amigos e familiares.

A seguir, confira as atualizações do ministério de Luiz e Arlete Castro, missionários que se dedicam ao cuidado de outros missionários.

Cuidando de missionários ao redor do mundo

Arlete atua na coordenação do ministério de Cuidado Integral dos missionários transculturais da Sepal. Muitas são as oportunidades de acompanhar casais pastorais portugueses e famílias missionárias brasileiras que servem em Portugal, pessoas que precisam de apoio diante dos desafios inerentes à vida ministerial.

No último semestre, Arlete e Luiz tiveram o privilégio de acompanhar missionários que servem em vários lugares do mundo, realizando encontros semanais (terapia) e mensais (aconselhamento e mentoria). Famílias do Brasil, de Moçambique, da Itália, do Equador, da Tailândia, da Romênia e de outros países.

 Liderança da Sepal Portugal

No final de 2019, Luiz tornou-se o líder de campo da Equipe Sepal Portugal. O casal (Luiz e Arlete) pastoreiam todos os casais de missionários que compõem a equipe em Portugal. Homens e mulheres maduros e apaixonados pela obra missionária!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Vacilius, Mara e os três filhos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nelson e Vera

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Marcelo, Marjorie e as filhas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Rubens e Magali

A equipe já realizou retiros e, semanalmente, faz uma reunião de oração remota. É claro que o atual momento de crise traz desafios e exige muita criatividade, mas o trabalho tem frutificado e isso é muito gratificante, esse é o sentimento no coração de Luiz e Arlete Castro, gratidão.

Estágio

Em Portugal, ter  o direito à carteira da Ordem de Psicólogos está condicionado à realização de um estágio prático, que ajuda no desenvolvimento profissional. É por isso que Arlete está trabalhando junto à ABLA (Associação de Beneficência Luso-Alemã), uma instituição cristã com a finalidade de apoiar as pessoas mais carentes.

É desta forma também que, Arlete serve com seus dons e talentos, ajudando os que precisam por meio da realização de consultas e de grupos terapêuticos, especialmente neste período de pandemia, quando muitas pessoas têm buscado ajuda psicológica.

Oremos para que estes irmãos continuem a serem instrumento de Deus para cuidar e transformar vidas!

Pedidos de oração

– Saúde e proteção durante a pandemia;
– Sabedoria para mentorear missionários alocados em diferentes países;
– Consolo para a mãe de Arlete, que ficou viúva em 2019;
– Família;
– Estágio em Psicologia;
– Liderança de Campo da Sepal Portugal;
– Sustento financeiro diante da alta do dólar.