Nesta atualização do ministério de Valerie e Marco Abreu, Val faz uma retrospectiva de sua chegada ao Brasil e como Deus tem trabalhado em sua vida, dons e aprendizados para o ministério que tem dado a ela, de encorajar e capacitar influenciadores de criança. Val também conta, sua experiência de 30 dias em Nairobi – Quênia.

Confira!

A jornada

Há 16 anos, Valerie Abreu chegou ao Brasil com o coração esperançoso e animado para encorajar e conduzir influenciadores de crianças, Val compartilha que esta foi e tem sido uma  jornada longa de observação onde Deus está trabalhando, de compreensão dos seus dons, servindo e percebendo sua esfera de influência.

Deus, em sua infinita graça, a ajudou crescer em áreas que sozinha, não seria capaz. Trabalhou em escolas e depois com a liderança de igrejas, foi levada por muitos caminhos e sistemas capazes de fazê-la compreender o que tem influência no mundo da criança:

“O que mais observei é que me parece que cada entidade trabalha separadamente com um pedaço do olhar da necessidade da criança, enquanto crianças continuam não sendo vistas e escutadas onde realmente estão. Cada organização e coordenação monta programas ou projetos baseadas na sua própria experiência do que ajudou a formar”, diz Val.

Enquanto isso, Jesus simplesmente diz “Deixe as crianças VIR a mim.” O que estamos fazendo para que nossas crianças se deleitem nEle? Aprendemos que devemos amar o Senhor, nosso Deus com todo o nosso coração, alma e mente, mas falhamos em transmitir isso para as crianças. Val conta, que sempre foi uma das pessoas que se preocupou muito com o ensino formal, imaginava que, somente ao crescer, o relacionamento com Cristo, começaria a fazer mais sentido na cabeça de uma criança, mas foi percebendo que Deus se revela sim às crianças e não somente aos adultos. O fato de as crianças terem responsabilidades na família e darem sua contribuição para o reino de Deus, não fazia parte de como ela pensava e vivia.

Crescimento da visão

Líderes do movimento GCF

Nos últimos 7 anos, Val tem sido influenciada por líderes pensadores que estão fazendo perguntas difíceis, sobre como podem ver crianças em todos os lugares ANDANDO com Jesus. O Fórum Global de Crianças (GCF) reconhece que há 2.2 bilhões de crianças no mundo e que algo precisa ser feito de diferente para alcançá-las. Junto com estes líderes, o ministério que ela lidera no Brasil, Geração Elo, têm criado recursos e desenvolvido um treinamento chamado Learning Experience, com foco em ajudar líderes jovens a pensar diferente e juntos amarem a Deus com todo o coração, alma e mente, enquanto cumprem o chamado de alcançar as crianças. Val diz:

Nos últimos anos tenho tido o privilégio de aprender e crescer com estes líderes, mas no último mês, pude refletir com novos pensadores e líderes de crianças.

“A forma como pensam o tema, trouxe uma nova perspectiva e estratégia sobre como ajudar novos líderes ver a visão de Deus mais rápido e cedo do que foi para mim. Isso irá impactar o ministério de cada um deles bem mais cedo em sua jornada. O período de 16 anos foi um tempo muito longo para compreender tudo. Você pode imaginar como poderia ser, se eu tivesse este entendimento mais cedo? Imagina como as crianças estariam florescendo na plenitude de Deus, vivendo o Shalom? O treinamento não é só entendimento cognitivo, é uma alavanca de experiência, estudo de teorias, reflexão de seu crescimento pessoal com Cristo, comparando com a experiência de outros, olhando a influência de sua cultura e depois associando à Verdade Bíblica. Tudo isso acontece simultaneamente enquanto há prestação de contas em comunidades profundas”, diz Val.

Learning Experience na Africa

Neste último mês, Val participou do primeiro teste para levar o modelo de treinamento internacional para um formato regional. O teste foi aplicado especificamente para líderes do continente africano. Mesmo já vivendo na prática e compreendendo áreas que são foco deste treinamento nos últimos anos, ao conviver com a família do fórum global e participando do treinamento, isso contribuiu para que ela refletisse como aplicar o modelo na América Latina.

Confira a seguir testemunhos da Val e de seus companheiros nesta jornada de 30 dias:

“Quero compartilhar de forma simples o meu testemunho: Deus me chamou para ser voz das crianças. Meu papel é levantar mais líderes que possam ver o Seu plano em alcançar esta geração. Os pontos que me marcaram neste último mês de treinamento, incluem como eu me encaixo na Grande História de Deus. Como ele me salvou, me amou, deleita-se em mim e me chamou. Como estou em seus braços, sou santificada, tenho significado e estou VIVA para Ele. Eu existo para ajudar outros a conhecer e ver o quanto Cristo deseja andar e aprofundar seu relacionamento com eles”. Valerie Gill

Alunos do Learning Experience

Nas escolas, em geral, os planos são construídos e baseados em ajudar as crianças a formar uma carreira que seja útil e bem sucedida. Nas igrejas, cria-se programas parar manter as crianças felizes e os pais continuarem participando dos cultos. Em vez de parar, refletir e ouvir o que as crianças já sabem sobre Deus e como Ele já se revelou a elas desde a barriga de suas mães. A grande pergunta é, como as crianças podem ser ajudadas a crescer e escolher fazer parte da história dEle? Val compartilha que tem reclamado, assim como os Israelitas fizeram no deserto, mas mesmo assim, compreende que Deus continua providenciando o “maná” para ela todos os dias e a guiando para a terra prometida.

E quando chegar lá, entende que não significará o final da história. Não será fácil, terão gigantes nesta terra, mas que seu papel e razão pela qual está viva, é ajudar outros a fazer parte da estratégia de Deus. Preparar crianças para a batalha, ser grata e amá-lo de todo o coração alma e mente, encorajando outros a fazerem o mesmo. Ela acredita que sua função na terra será completa quando ajudar outros brasileiros e amigos da América Latina a ENXERGAR a visão de Deus, compreender seus dons e chamado para ver crianças em todos os lugares andando com Jesus. O treinamento não terminou! O grupo continuará se encontrando on-line uma vez ao mês, enquanto completam o projeto de ministério. O projeto da Val é aplicar este treinamento para a América Latina.

Testemunhos

FRANCOIS DE RWANDA é um líder de 30 anos que trabalhou voluntariamente para a Visão Mundial e One Hope em Ruanda. Infelizmente, como provedor da família, ele precisa de uma entrada fixa para manter sua casa. Francois recebeu fundos para traduzir o material da Visão Mundial em Ruandês, mas isso não tem sido suficiente para cobrir as despesas da família. Recentemente, foi considerado para uma posição em uma organização mas tem encontrado dificuldades em negociar o que ele precisa, em conjunto com a liderança de sua igreja. Por favor, orem pelo crescimento dele como líder, para amadurecer e ser cada vez mais autêntico. Ao mesmo tempo, saber lidar com este conflito de forma que Deus seja glorificado.

JJ DE UGANDA é outro líder jovem, 35 anos, representante da Scripture Union na sua cidade, Kampala, Uganda. Ele treina e apoia mais de 50 líderes de crianças, indiretamente, isso representa 50,000 crianças, pois em média, estes lideres cuidam de 1.000 crianças por semana. Por favor, orem para os acampamentos que estão planejados para os meses de abril e maio, pelos fundos que serão levantados para cobrir as despesas das crianças e de quem irá trabalhar. Ele também pediu oração para que o Espirito Santo o ajude  a desafiar e transformar os líderes de crianças a amarem, valorizarem e a proteger as crianças no seu pais.

KOFEE DE TOGO é um homem respeitado em sua comunidade, em Togo. Ele está cursando o último ano do seminário. A mãe dele é dona de uma ONG, que ajuda crianças em situação de risco, ele tem um chamado para treinar escolas e educar professores e crianças em situações ligadas à proteção da criança, tendo como base, a perspectiva Bíblica de como Deus quer que ajamos, seja qual for a cultura em que vivemos. Recentemente, a equipe resgatou uma criança que havia sido chicoteada, por parecer ter sensibilidade em enxergar o mundo dos espíritos. Na cultura onde vivem as famílias, o medo dos feiticeiros é uma forma de manter os espíritos longe, e bater na criança de tirar os demônios. O mais grave é que os líderes das igrejas têm medo dos feiticeiros e não fazem nada quando se deparam com situações como esta. Por favor, ore para que Deus os encha de coragem para enfrentar estes casos e promovam treinamentos para que haja mudanças, para que situações como estas não sejam mais vistas no país.

Choque cultural

  • Segundo a Val, a falta de recursos na África é espantosa! Na maioria das vezes, os voluntários do ministério infantil ensinam as crianças debaixo de uma árvore, ou em algum espaço livre na igreja. Eles aprenderam a ser criativos e a contar histórias com poucos recursos visuais.
  • Neste tempo de treinamento, a Val pode compreender a dimensão de submissão na cultura africana e o quanto seus colegas lutam contra isso, ponderando o aspecto Bíblico e o cultural. A lei sempre ficará ao lado do homem, as crianças pertencem ao pai e não à mãe. Portanto, se uma mulher precisar deixar seu marido por abuso ou infidelidade, ela não poderá levar seus filhos. Quando o pai morre, o filho mais velho é responsável pela mãe e responde legalmente por ela. Os irmãos do pai respondem pelo dote das sobrinhas. A mulher não tem qualquer poder de decisão. Em muitas igrejas na África, ônibus são enviados para pegar as crianças nas ruas de suas casas e levá-las à igreja. Isso significa que uma grande parte vai à igreja sem seus pais. Como você ajuda a treinar uma criança no caminho em que ela deve seguir quando seus pais nem mesmo acreditam ou vão à igreja?

Pedidos de oração

  • Contínua provisão de Deus e sabedoria para conduzir a equipe nacional e prepará-la para os próximos anos;
  • Clareza e direção para o Marco, esposo da Val sobre qual caminho seguir. Está há 4 anos procurando trabalho e não tem conseguido;
  • Os planos de trazer o treinamento para o Brasil e a América Latina.

Contato: +55 11 98112 0201 | [email protected]