“Com tremendos feitos nos respondes em tua justiça, ó Deus, Salvador nosso, esperança de todos os confins da terra e dos mares longínquos.” (Salmos 65:5 JFAA)

 No Chile, o bairro onde moram nossos missionários chegou a uma fase em que já seria a  preparação para sair das restrições impostas pela pandemia, mas infelizmente houve um retrocesso. Atualmente, tomando as devidas precauções os moradores podem circular  todos os dias internamente ou entre bairros que não estejam em quarentena total ou parcial. Gradualmente, as atividades do comércio e restaurantes estão sendo retomadas.

Infelizmente os cultos e reuniões presenciais ainda não podem acontecer e algumas das principais   atividades ministeriais  continuam a ser realizadas por meio de vídeos gravados e videoconferências, além dos contatos telefônicos. As visitas presenciais acontecem apenas em situações emergenciais,  somente quando  as questões não podem ser resolvidas por outros meios, ainda assim, obedecendo  todas as medidas de precaução.

A vacinação tem ocorrido de forma constante, além dos serviços essenciais e casos especiais já foi disponibilizada a todos a partir dos 60 anos de idade. Entretanto, é possível notar o aumento do contágio em círculos familiares, conhecidos e pessoas próximas às famílias. Além de alguns casos na comunidade do Seminário Batista onde vivem outros missionários. A boa notícia é que a família segue bem.

No Hospital Infantil, nossos missionários seguem com o atendimento espiritual às famílias por telefone, atendendo às demandas sociais,  necessidades de enfermagem, apoio aos voluntários ou às próprias famílias de pacientes, além de participar das reuniões de voluntariado por videoconferência.

Apesar dos períodos tradicionais de férias em Santiago, nos  primeiros meses do ano, a pedido dos próprios membros da  igreja onde Alfredo é o pastor, foi dado continuidade à realização  dos pequenos grupos diariamente através da plataforma Zoom, buscando a cada encontro à prática do Discipulado mútuo. Assim que o retorno presencial acontecer, novos batismos deverão ser realizados, fruto do cuidado durante este tempo.  Um dos grupos tem a participação constante de pessoas de outros países, como Colômbia e Canadá.

Depois de ter participado de uma live para falar sobre o Natal em contexto de pandemia, recentemente Alfredo recebeu o convite para trabalhar no cuidado espiritual da equipe da Fundación Creeser (onde alguns membros não são cristãos).

O objetivo da Fundación Creeser é fortalecer as famílias em situação de risco e os sistemas que as rodeiam para promover o seu desenvolvimento mediante a articulação e gestão dos recursos disponíveis nos diversos entornos.

Com a dinâmica atual de reuniões virtuais se tornou possível o trabalho conjunto com esta entidade que tem atuado em outra região do país com idosos e crianças da área rural. Como voluntária, a Regina vinha mantendo uma parceria com esta mesma instituição onde iniciou a realização de visitas de orientação fonoaudiológica aos idosos em 2019, mas com os conflitos sociais e na sequência a pandemia ainda não foi possível retomar esta ação.

Nossos missionários  têm compartilhado a experiência técnica na condução de conferências e reuniões online, com equipes de outras igreja,  para que também possam avançar no desafio do mundo digital, acelerado pela pandemia.

Ore por nossos missionários,  com o encorajamento e apoio por meio das suas orações,  é que mesmo com a percepção superficial sobre o esfriamento espiritual sendo reforçada pelo estado de ânimo, irritabilidade, desilusão, e escalada de violência em vários âmbitos que  no país, podemos ver que Deus continua trabalhando e é maior que qualquer situação!

“Somos muito gratos a todos que nos apoiam e caminham conosco, mesmo à distância, pois de verdade é um grande privilégio participar juntos da Obra que o Senhor está fazendo aqui no Chile.

De uma forma especial queremos agradecer pelas orações pelo período que tive que ir ao Brasil em novembro de 2020 para acompanhar meus pais em questões de saúde, pois graças a Deus foi um período em que pude estar com eles e ajudar em necessidades específicas, tanto básicas de cuidados como de organização de rotinas nesta nova fase de suas vidas e mesmo problemas burocráticos com seus convênios de saúde. Graças a Deus pude resolver as maiores dificuldades, além de ir e voltar em segurança.”

Que Deus guie, guarde e abençoe suas famílias.

Motivos de Oração

  • Pelo povo chileno. Para que a rejeição ao espiritual e particularmente à igreja seja rompida em meio a esta situação de desesperança. Para que muitos possam conhecer a fonte de Paz, Amor e verdadeira Esperança que é Jesus.
  • Pelo sustento  financeiro dos missionários, para que mesmo neste tempo de crise mundial e alta desvalorização tanto do Real como do Peso Chileno frente ao dólar, mais pessoas tenham acesso ao projeto da família  e se tornem parceiros de oração e de apoio financeiro.
  • Pela confirmação de um novo desafio relacionado as áreas de aconselhamento e apoio espiritual a internos de uma comunidade de recuperação de múltiplas dependências químicas fora de Santiago.

Gratidão

  • Por todos os parceiros de oração e apoio  financeiro, que em meio a  crise possam continuar a ser usados por Deus como canal de amor ao povo chileno.
  • Pelas oportunidades que as mudanças de paradigmas têm apresentado de espalhar o Evangelho.
  • Pelas comunidades, instituições, igrejas e pessoas que têm a família missionária no Chile e acolhido o projeto.