“Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve” – Mateus 11.28-30.
Nossos missionários que servem na Itália e estão temporariamente no Brasil, compartilham o quanto estão aprendendo a viver no “ritmo da graça”, que se renova constantemente por meio de diferentes fontes da graça divina, como a motivação e a graça salvadora de Deus em Cristo, que proporcionam misericórdia e amor superabundantes.
Plenos da graça do evangelho, Luiz e Sara Santos se sentem renovados e animados para servir a Cristo em casa, no trabalho e na igreja enquanto seus corações dizem, Obrigado Senhor!
Outra fonte da graça é a moderação, que administra as expectativas criadas sobre si próprios e as outras pessoas. Aos pés da cruz, contemplam o pecado e a pecaminosidade, relembram que não são perfeitos e que ao falharem, podem levar seus pecados a Cristo, sabendo que a graça de Deus perdoa todas as imperfeições e amorosamente os torna “perfeitos”. São também renovados pela graça multiplicadora. “Não acreditamos mais que tudo depende de nós e de nossos esforços. Em vez disso, confiamos em Deus para multiplicar os poucos pães e peixes que temos. Não ficamos sentados de braços cruzados, mas também não tentamos fazer tudo”, compartilha Luiz. Há também a fonte da graça libertadora que os ajuda a entregar o controle de suas vidas a Deus, confiando em Sua soberania, não apenas para a salvação, mas em todas as áreas da vida. Continuam a trabalhar com cuidado e diligência, mas reconhecendo os contratempos, problemas e decepções, aceitando-os como testes de confiança no controle de Deus.
Por fim, há a graça acolhedora.
“Quando nos aproximamos e olhamos essa fonte de perto, vemos que, na verdade são diversas fontes menores. Cada uma representa dons graciosos de Deus para suas criaturas: descanso semanal, sono, exercício físico, família e amigos, comunhão, e assim por diante. Em meio à agitação de nossas vidas, costumávamos nos distanciar desses presentes, pensando que não precisávamos deles. Mas, em uma vida que segue o ritmo da graça, cada vez mais nos aproximamos dessas fontes e as queremos. Quanto mais percebemos que o nosso Pai Celestial projetou e construiu essas fontes para o nosso bem, mais aceitamos e desfrutamos da sua revigorante e refrescante fonte”. Luiz Santos
Família | Saúde
A família missionária celebrou os 9 anos da Ana Lídia, com gratidão por sua vida e pela benção de vê-la crescendo e se desenvolvendo em estatura, sabedoria e graça diante de Deus e das pessoas! Ana Lídia também concluiu de maneira excelente o 3º fundamental este ano e com o reconhecimento de ser uma excelente aluna. Que alegria aos pais!
Depois de alguns anos distantes, também puderam comemorar presencialmente, o aniversário da mãe do Luiz. Neste final de ano, nossos missionários também irão rever a família do irmão da Sara e conhecer 2 sobrinhos que o Senhor acrescentou à família!
Um dos propósitos para o ano de 2021 era cuidar da saúde, pela graça de Deus, em novembro Sara conseguiu fazer uma cirurgia necessária e aguardada há bastante tempo. Tudo correu bem e a recuperação tem sido excelente.
Livramento
Luiz, Sara e Ana Lídia tiveram um problema com o carro, que quebrou na saída da estrada, este foi um tremendo livramento da parte do Senhor. O veículo está no mecânico e só ficará pronto no próximo ano. Apesar dos gastos não previstos, nossos irmãos louvam a Deus pela proteção do Senhor.
Durante o último semestre Luiz e Sara participaram de dois treinamentos de capacitação de líderes com todos os missionários transculturais da Sepal, promovido pela Equip Leadership Canada. Luiz compartilha como foi especial ouvir as verdades do evangelho aplicadas à vida do líder, de forma extremamente impactante e transformadora.
Seminário Liderança Autêntica – Missionários Transculturais SEPAL
Luiz teve a oportunidade de visitar as igrejas que os apoiam e algumas que queriam conhecer o ministério da família. “Foi um tempo revigorante e extremamente encorajador”, diz o missionário.
Durante o ano, os missionários participaram de diversos encontros rotineiros como equipe Sepal para pastoreio mútuo, orações e crescimento. Também relatam que, de fato se sentem como família ao caminharem juntos com outros irmãos. Luiz também teve a oportunidade de trabalhar em uma comissão interna da Sepal, servindo na organização que fazem parte.
Seminário Bíblico Palavra da Vida
Muitas foram as oportunidades de servir neste ano, mas o trabalho dos missionários se concentrou prioritariamente no Seminário Bíblico Palavra da Vida em Atibaia/SP. Entre outras tarefas, Luiz trabalhou como professor em algumas disciplinas como: Preparando para o campo, Teologia de Missões, Plantação e Revitalização de Igrejas. Também participou em outras disciplinas do curso.
“Foi um tempo de compartilhar um pouco do tanto que temos aprendido nestes últimos anos e útil para produzir muito material que será relevante nos próximos anos”, diz Luiz.
Nossos missionários também expressam a alegria de participarem da vida de tantos que estão se formando e se preparando para servir ao Senhor. Amizades feitas para a vida, que extrapolaram o relacionamento professor/aluno e se entende para “amigos de jornada”.
Luiz e Sara também colaboraram em um dos grupos de discipulado de alunos, formado por casais e liderado por David e Cindy Cox. Foi especial, inclusive porque nossos irmãos tiveram a oportunidade de virem o nascimento de 3 bebês neste semestre. Conversas, cuidado mútuo, aconselhamentos e oração foram algumas das formas de servir neste tempo.
No grupo de discipulado, em alguns momentos, homens e mulheres se dividiam para conversas específicas. Nesta foto, homens “afiando” homens no processo de se tornarem semelhantes a Jesus.
Sara também teve a oportunidade de conduzir algumas conversas com as meninas solteiras. Tempo de compartilhar o evangelho de maneira prática.
Nesta foto, equipe e alunos, que de alguma forma Luiz e Sara tiveram a oportunidade de abençoar e serem abençoados durante o ano de 2021. Solteiros, casados, crianças, todos de alguma forma deixaram marcas na Família Santos.
Luiz também teve a oportunidade de compartilhar a Palavra de Deus nas capelas do Seminário. Tempo de devoção no processo de vir Cristo sendo formado em todos!
Nossos missionários são imensamente gratos à toda a equipe e liderança do Seminário Bíblico Palavra da Vida, liderado por Sidney Machado (Sidão) por recebê-los neste ano, que será lembrado por eles com carinho e gratidão.
Ore pela Família Santos, no boletim de janeiro teremos novidades sobre o direcionamento do Senhor para o ano de 2022 e quais são os novos projetos.
Mantenedores e Sustento:
Luiz e Sara são missionários Sepal e responsáveis por levantarem o próprio sustento, que vem de ofertas voluntárias de amigos e igrejas que entendem que esta missão é um privilégio que Deus dá a todos. Se você deseja participar com uma oferta especial ou para o sustento mensal da família. Faça contato, clicando no link do formulário abaixo.
Participe: Mantenedor Financeiro (google.com)
Motivos de Oração:
GRATIDÃO pela saúde e provisão de Deus neste ano e por todos os que apoiaram o ministério da família em oração e financeiramente. Pelo desenvolvimento da Ana Lídia em estatura e graça. Por mais um ano de vida da Sara e da Ana Lídia, custeio do convênio médico e todas as despesas de saúde e sustento que foram necessárias. Também pelo Seminário Bíblico Palavra da Vida.
PETIÇÕES: Luiz e Sara pedem oração pelos planos de ministério no próximo ano, pela saúde física, espiritual e emocional e sustento financeiro.
“Nada disto seria possível sem você. Suas orações, seu apoio e seu incentivo nos mantém seguindo em frente, sinceramente. Suas orações e contribuição nos levará adiante neste novo ano. Obrigado por sua participação. Significa muito mais do que estas palavras podem expressar”.
Luiz, Sara e Ana Lídia Santos