“Paulo e seus companheiros viajaram pela região da Frígia e da Galácia, tendo sido impedidos pelo Espírito Santo de pregar a palavra na província da Ásia.
Quando chegaram à fronteira da Mísia, tentaram entrar na Bitínia, mas o Espírito de Jesus os impediu. (…) Durante a noite Paulo teve uma visão, na qual um homem da Macedônia estava em pé e lhe suplicava: ‘Passe à Macedônia e ajude-nos’.
Depois que Paulo teve essa visão, preparamo-nos imediatamente para partir para a Macedônia, concluindo que Deus nos tinha chamado para lhes pregar o evangelho”.
Atos 16:6-10
Na passagem bíblica que acabamos de ler, o Espirito Santo mudou a estratégia missionária de Paulo, direcionando-o para trabalhar em outra região. O apóstolo, com seu coração de servo obediente e disposto, entendeu a vontade de Deus e seguiu para o novo destino indicado.
A situação relatada nesses versículos se parece em muito com o momento atual vivido por Luiz, Sara e Ana Lídia. Durante anos, a família desenvolveu seu ministério na capital da Itália, Roma, mas entendeu recentemente que o Senhor tinha novos planos e os estava direcionando para servirem em um outro local.
Acolhidos no norte da Itália
Por conta da crise econômica brasileira e da alta do euro, reflexos da pandemia, os missionários perderam praticamente metade do apoio financeiro que recebiam mensalmente. A fidelidade do Senhor não permitiu que nada faltasse, porém, adaptações foram necessárias diante da nova realidade para que continuassem honrando o compromisso com o aluguel da casa.
Em meio a muitas ponderações, uma querida irmã em Cristo cedeu um apartamento à família missionária no norte da Itália – ali, puderam ficar nos meses junho, julho e agosto, sem pagar nada. Foi um tempo especial em família. Além do descanso, foram três meses para reflexão sobre as novas decisões e planejamento para o futuro. Com a nova situação financeira, se manter em Roma não seria mais possível. Deus estava fechando essa porta ou, como lemos em Atos, impedindo que nossos missionários continuassem ali.
A possibilidade de retornar ao Brasil, naquele ponto era real, e o casal conversava sobre isso. Foi quando, de maneira inusitada, nossos missionários encontraram uma família da cidade de Bari (sul da Itália) que conheceram há três anos, quando Luiz foi convidado a pregar em sua igreja. Ao compartilharem a situação atual, nossos missionários contaram que estavam refletindo sobre o que fazer em relação ao futuro, até porque precisavam decidir logo, em razão do início das aulas da Ana Lídia. Foi então que esses irmãos compartilharam que estavam orando por alguém que pudesse ajudá-los na igreja. Desde então, essas conversas se intensificaram, até que veio o convite para colaborarem onde serve esta família. Orando, refletindo e considerando o custo de vida no sul da Itália, que é consideravelmente mais baixo do que morar em Roma, Luiz e Sara concluíram que aceitar o convite, possibilitaria continuar na Itália e se manterem dignamente.
Novos desafios: de mudança para Bari
Como a Chiesa Bethel ainda não tem condições de oferecer apoio financeiro aos missionários, novos mantenedores são e serão necessários. Nossos missionários permanecem confiantes na direção e sustendo do Senhor e felizes por perceberem o cuidado, a direção e o amor de Jesus em cada detalhe de todo esse período de transição.
Oremos por nossos irmãos, para que o Senhor continue os direcionando e cuidando neste novo desafio.
Em Roma durante o lockdown
No primeiro semestre, a Itália viveu um período de isolamento social rígido a fim de conter o avanço do coronavírus no país. Durante os três meses de lockdown, Luiz e Sara ajudaram Ana Lídia com os estudos à distância e desenvolveram as atividades ministeriais remotamente: gravação e edição de vídeos, cultos através do Zoom e do Youtube, estudos bíblicos via Skype e aconselhamentos via WhatsApp. Apesar da nova realidade ser completamente diferente e mediada pela tecnologia, o ministério não parou.
Gratidão
– Aniversário de oito anos da Ana Lídia;
– Saúde e provisão diária;
– Proteção durante a pandemia;
– Apoio através de orações e ofertas.
Pedidos de oração
– Família no Brasil;
– Sustento financeiro;
– Nova fase e transição;
– Vida escolar de Ana Lídia, nesse momento tão incerto.