O líder comunitário disse: “sabemos que és pastor, não é? Porque não começa UMA IGREJA aqui? Sim, queremos uma igreja para orar a Deus e aprender sobre Ele, estamos a pedir…comece uma igreja aqui”!

Disse Pedro: “Não tenho prata nem ouro, mas o que tenho, isto lhe dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, ande”. Segurando-o pela mão direita, ajudou-o a levantar-se, e imediatamente os pés e os tornozelos do homem ficaram firmes (At. 3. 6-7).

Somos desafiados pelos textos bíblicos a amar a Deus e ao próximo como a nós mesmos, o pressuposto Bíblico parte do fato de que já nos amamos muito e não existe a necessidade de aprendermos a nos amar. Sendo assim, seja a nossa atitude a mesma de Cristo Jesus, que se entregou em favor dos que amou!

Que nossa história reflita tempo e recursos em favor do próximo.

Uma comunidade

Ao regressarem do Brasil, a Família Silva, uma das famílias de missionários Sepal em Moçambique, se mudou para uma vila localizada a 200 quilômetros de Maputo.

Entrando mata adentro, a uns 25 quilômetros, está a comunidade de Kalanga. Nesta região, há uma GRANDE OPORTUNIDADE de anunciar o evangelho. Este foi o motivo da mudança.

Inicialmente, nossos irmãos começaram a ter encontros regulares com os líderes locais e a pensar junto com eles como poderiam apoiá-los, já que esta é também mais uma região muito carente de recursos para o sustendo das famílias.

Kalanga é desprovida não apenas de Igrejas, mas de escolas, meios de transporte, água encanada e energia elétrica.

A população vive da agricultura de subsistência. Para trocarem seus produtos ou venderem, as pessoas precisam caminhar duas horas para chegar à vila mais próxima e mais duas horas para retornarem às suas casas.

Nesta foto, Tiago está reunido com a líder do distrito de Kalanga. Na conversa, apresentou-se como pastor e falou do seu objetivo de contribuir para o desenvolvimento da região. A líder foi muito receptiva e ofereceu apoio ao distrito no que fosse possível. Tiago também teve a oportunidade de falar sobre sua convicção e fé em Cristo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Desenvolvimento social

E o trabalho começou!

Em setembro de 2020, nossos missionários adquiriram um terreno em frente a uma lagoa de água doce com o objetivo de começarem um *projeto de sustentabilidade social e também apoiar os pequenos agricultores por meio da criação de cooperativas.

Com a oferta de um irmão no Brasil para a compra de materiais de construção, nossos missionários e moradores da vila, arrancaram com a construção de um depósito no terreno! Este depósito tem um significado singular para a comunidade, é uma afirmativa de que nossos missionários chegaram para ficar.

*em breve enviaremos informações sobre o Projeto de Sustentabilidade Social.

Outras grandes oportunidades, considerando o contexto da região, é a geração de renda e a possibilidade de causar algum movimento na economia local.

Devido ao impacto da pandemia, muitas pessoas estão vivendo com muitas dificuldades, num cenário que por si só já tem seus próprios desafios econômicos e sociais. Em Moçambique, mais de 60% da população vive do trabalho informal. Gerar receitas em dias tão difíceis é uma excelente oportunidade de apresentar o evangelho!

A região tem muita terra. Os irmãos começaram uma roça e tem recebido orientação de agrônomos do Brasil. Na lagoa, existe a possibilidade de implementar um projeto de criação de peixes. Os pescadores locais tem sido apoiados com as compras diretas que começaram acontecer com a chegada dos nossos missionários, que também estão viabilizando o transporte para o vendedores de peixe e carvão.

Culturalmente, comer juntos em Moçambique é muito importante. O que comer, ou seja, o que é servido tem ainda mais importância.

A cabeça de um boi tem na cultura grande significado, é dizer aos convidados que eles têm maior honra do que aquele que os convidou, isso abriu as portas para uma maravilhosa conversa.

Ao conversarem sobre os projetos, a liderança local pediu: QUEREMOS UMA IGREJA PARA ORAR AQUI!

No final da reunião, Tiago falou aos lideres sobre os objetivos em apoiá-los com o desenvolvimento social.

O régulo da região, ou seja, o líder comunitário disse a Tiago: “sabemos que és pastor, não é? Porque não começa UMA IGREJA aqui? Sim, queremos uma igreja para orar a Deus e aprender sobre Ele, estamos a pedir…comece uma igreja aqui”!

“Não esperávamos ouvir essa fala, pois embora esteja em nossos planos, não imaginávamos que seria para agora e fomos surpreendidos ao recebermos esse pedido. No vídeo, as mulheres começaram a cantar…vamos ter um local para orar!” compartilhou Tiago.

Assista ao vídeo.

Na família

No dia 03 de maio Tiago, Suzana e os irmãozinhos Timóteo e Esther louvaram a Deus por mais um ano de vida do Samuel, que completou 9 anos. Os pais celebram a Deus o privilégio de vê-lo crescer e por seu interesse em aprender sobre Jesus.

Como família estamos bem, vivendo dia após dia buscando viver e orando para que os Sonhos de Deus para nós, sejam realizados! Pedimos que esteja orando por nós para que, em meio a tantas oportunidades, tenhamos ouvidos abertos para ouvir a voz de Deus e mantermos focados no que Ele quer para essa comunidade, diz Tiago.

Muitas são as necessidades deste projeto e você pode fazer parte contribuindo e orando. Para ofertas, use o PIX (QR code) ou peça um boleto da Sepal.

Acompanhe a família Silva no Facebook: The Silva’s in África