“Crise e Desafio, foram as palavras mais ditas este ano, nós escolhemos dizer, oportunidade! ” (Tiago e Suzana Silva)
Retrospectiva 2020. Acompanhe um pouco do que Deus realizou por meio da família missionária em 2020.
Projeto de máscaras e distribuição de cestas básicas
Desde o início da pandemia até o final do ano, foram confeccionados e distribuídos gratuitamente 600 kits, contendo uma máscara e um evangelho de João com o português na versão de Moçambique.
Em Moçambique, com mais de 60% da população trabalhando informalmente, muitos foram afetados pelo agravamento da crise ocasionada pela Covid-19 no país e estão impossibilitados de trabalhar.
O projeto das máscaras também gera renda. Com as ofertas que são recebidas, os missionários compram os tecidos e contratam seis mulheres para produzir as máscaras. Com o valor por unidade produzida, muitas conseguem aumentar a renda em casa.
“Eu louvo a Deus por conseguir estar neste projeto, com o valor que recebo, consigo pagar o material escolar dos meus filhos”. Depoimento da Irmã Gilda (foto abaixo).
Constante adaptação
A verdade e que não houve rotina para ninguém, com as crianças em casa e não foi diferente com os nossos missionários, as jornadas entre trabalho e o homeschooling passaram por ajustes constantes. Cada momento, foi intenso, mas concluíram com sucesso o desafio!
Seminário de Teologia
Com o objetivo de manterem as aulas do Seminário Teológico de Maputo o mínimo possível, nossos missionários que coordenam as atividades do Seminário atuaram de diversas formas: preparando apostilas para os alunos, dando orientações via telefonemas, visitas e e-mails, a internet é um grande desafio para maioria, por isso, todos os recursos de contato possíveis foram utilizados para dar suporte aos alunos.
A direção do seminário e os demais professores foram apoiados fortemente. Atualmente o seminário conta com mais de 60 alunos.
Primeira Consulta Teológica de Maputo
Uma das ações de 2020, foi a realização de uma Consulta Teológica com a representação dos diretores de 10 seminários de Maputo e região no início de março. Além dos diretores, pastores que foram ex-alunos dos seminários foram convidados a participarem.
O objetivo foi o de avaliar os desafios e oportunidades que os seminários têm enfrentado nos últimos anos.
Outra consulta estava marcada para setembro, mas não foi possível realizar em razão da pandemia.
Orientação para Monografia
Como parte da capacitação de líderes, nossos missionários têm investido na formação acadêmica além da sala de aula. No último ano, Tiago orientou três alunos, um se formou, os outros dois irão concluir em outro ano, após finalizaram os requisitos para formação.
Nova frente de trabalho em 2021
Esta foto foi tirada em uma comunidade onde encontram-se mais de 5.000 pessoas vivendo abaixo da linha da miséria e nenhuma expressão do evangelho de Jesus Cristo. Para 2021 nossos missionários desejam começar um novo projeto que traga renda e desenvolvimento social para essa comunidade, logo você deve receber mais informações, por enquanto, nossos missionários continuam contando com suas orações.
Férias – fim de ano no Brasil
Pela graça de Deus e apoio da família, a família missionário veio para o Brasil passar o fim de ano e no final de janeiro retornam à Moçambique.
Estão cuidado do pai do Tiago e aproveitado para ter um tempo especial com a família da Suzana, tem sido um agradável tempo de renovo para os nossos irmãos!
Mural de Fotos
Apoio à Juventude com roda de leitura
Com iniciativa própria, alguns jovens moçambicanos se reúnem para estudar um livro bíblico acompanhado de outro teológico. Os missionários apoiam esta atividade oferecendo suporte com materiais complementares, orientações e encorajamento para os líderes
Projeto Bunekas
O projeto Bunekas visa resgatar a alegria da infância, por meio do lúdico e do brincar. A ideia surgiu no Brasil através de um grupo de mulheres que confeccionam as bonecas e enviam para lugares muito vulnráveis, principalmente nos países do continente africano. Além de buscar esse resgate do brincar na infância, também é uma maneira de abordar a questão do abuso infantil com as crianças, meninas e meninos. A entrega das bonecas é feita durante uma conversa sobre cuidado com o corpo. Neste encontro são abordadas questões relacionadas à higiene pessoal e segurança do próprio corpo – toques indevidos e abusos que, muitas vezes fazem parte da realidadade vivida por esses pequenos. A “Lili”, como carinhosamente chamamos a boneca que traz suas “amiguinhas” pra viver com as crianças, trata esses assuntos. Os meninos recebem também um brinquedo para levar para casa.
Suzana tem sido uma “ponte”do projeto na região de Maputo, em Moçambique para fazer cumprir o objetivo do projeto. As bonecas são confeccionadas por um grupo de mulheres da Igreja Batista do Morumbi em São Paulo.
Mais informações AQUI
Palavra de Gratidão:
“Louvamos a Deus por todo apoio e carinho que temos recebido de Sua igreja aqui na terra. Sim, este foi um ano difícil, triste e de muitas incertezas. Sofremos e choramos com muitos que tiveram suas famílias abatidas pela COVID-19, empresas com dificuldades, a alta do dólar e tantos outros desafios em meio à crise, no entanto, podemos celebrar, pois foi um ano que uma grande porta foi aberta para a pregação do evangelho, ou como temos chamado, uma oportunidade para continuarmos anunciando o Reino de Deus e vê-lo agindo sobrenaturalmente.
Temos a plena convicção de que Deus está agindo, que Ele não foi pego de surpresa e em Sua graça e misericórdia, está usando Seus filhos para proclamação do evangelho.
Somos gratos a Deus por você fazer parte desta obra conosco, vamos em frente, pois ainda temos muitas outras oportunidades para anunciar que um novo Reino já começou!”
Para apoiar este importante ministério em Moçambique, seguem os dados abaixo. Caso você queira ofertar via boletos bancários, favor informar esta opção.
Tiago Alves da Silva
CPF 266.017.438 – 52
Caixa Econômica Federal
Ag. 0263
C/c 20189-7