Servindo em Moçambique, Tiago, Suzana e sua família têm os corações cheios de gratidão pelo que Deus os permitiu viver em 2019. Sem sombra de dúvidas, foi um ano intenso, gostoso, alegre (embora com momentos de tristeza também), desafiador e muito produtivo. Glória seja dada ao Senhor por tudo o que ele fez na vida e por meio dos nossos missionários.
A seguir, confira registros das principais atividades realizadas no ano que se findou. Graças a Deus pelo cuidado, sustento e direcionamento que se mostram evidentes em cada um dos tópicos abaixo.
Viagem ao Brasil
Os missionários vieram ao Brasil e permaneceram por três meses muito intensos. Além da oportunidade de reencontrar familiares, amigos e líderes, Tiago e Suzana puderam participar do Congresso da Sepal e, durante os finais de semana, conhecer e visitar algumas igrejas. Para dar conta do recado, rodaram cerca de 5.000 km. No fim da viagem, Deus abençoou a família Silva com uma semana de descanso em Passos de Minas, onde recarregaram as forças.
Casas para desabrigados
Em razão da devastação trazida pelo ciclone Idai, que atingiu Moçambique no início de março, os missionários participam de um projeto para construção de casas para as pessoas que perderam as suas moradias. Desde abril, quinze casas já foram construídas e entregues na região de Beira, uma das mais afetadas. Outras moradias estão planejadas e, ao final, a previsão é de que pelo menos trinta famílias sejam abençoadas.
Há também um outro projeto, que vem sendo desenvolvido paralelamente e que visa gerar emprego e renda por meio de uma fábrica de tijolos.
Projeto com deficientes
A equipe dos missionários realiza um trabalho com deficiente físicos e mentais. De bebês a adultos, muitas pessoas recebem cuidado médico e tratamento por meio do projeto. Após uma triagem para verificar a necessidade, são doadas cadeiras de rodas, muletas, alimentos, sessões de fisioterapia – e, principalmente, muito amor.
No final de novembro celebra-se o Dia do deficiente e, para comemorar essa data, as pessoas que são assistidas pelo projeto foram convidadas a participar de um evento de confraternização em uma das igrejas apoiadas por Tiago e Suzana.
Aulas
Em 2019, Tiago dedicou-se às aulas que ministra no Centro de Formação Bíblica e no Seminário Bíblico Teológico de Maputo. As disciplinas pelas quais foi responsável, no último semestre, foram “Teologia Sistemática e Apologética” e “A Carta do Apóstolo Paulo aos Romanos”. No dia dos professores em outubro, junto com seus colegas também docentes, recebeu uma pequena homenagem dos alunos. Confira a seguir:
Família
Um dos maiores e melhores acontecimentos de 2019 foi a notícia de que a família Silva iria crescer. No início de novembro, Suzana deu à luz à pequena Esther. Os irmãos, Samuel e Timóteo, são muito carinhosos e estão apaixonados por ela. Graças a Deus pela vida!
Que, em 2020, essa linda família possa viver ainda mais das alegrias, oportunidades e ministérios que, para ela, o Senhor preparou.
A remissão da Tailândia por meio de Cristo
Na Tailândia, a família Gomides tem o privilégio de servir ao lado de irmãos que são os primeiros cristãos de sua geração. Engajados no propósito de anunciar Cristo Boas aos tailandeses, vivenciam a presença, o agir e o alcance de Deus naquele lugar. A seguir, confira três histórias que impactaram profundamente a vida dos nossos missionários no final de 2019.
1
N*, uma jovem tailandesa prisioneira do tráfico sexual, fugiu e entrou desesperadamente numa loja, pedindo socorro. Lá estava um irmão em Cristo, que rapidamente ligou para os seus líderes. A situação de N* era novidade para eles, mas não para algumas pessoas do grupo de missionários que a família Gomides integra e que rapidamente entraram em ação, cuidando da moça. Em Lopburi, há 1 cristão para cerca de 1.500 habitantes. Qual a probabilidade desse resgate acontecer? Foi o Senhor que, milagrosamente, resgatou N*.
2
B* tem um jeito engraçado. Nem parece que, antes, era um homem aterrorizante. Acabou de sair da prisão, lugar em que Jesus o resgatou e onde recebeu todo o cuidado do irmão Teewin, zelador da escola em que os missionários estudam tailandês. Juntamente com Teewin, Tiago foi à prisão no último dia de pena de B* e, depois de uma oração, o enviou para a vida em liberdade. Fora da cadeia, além do preconceito social, somou-se o fato de B* ter se tornado cristão em um contexto budista. Sua família o rejeitou, mas Deus o abraçou. B* tem um emprego e é cuidado pela comunidade de irmãos.
3
Sophia e Mila sofreram um acidente de trânsito. Foram apenas alguns arranhões no corpo e um grande susto: Deus as livrou de um atropelamento! O socorro veio rápido, pois os irmãos tailandeses estavam presente e ajudaram com os trâmites e a tradução. No dia seguinte, porém, o motorista procurou a família Gomides; o senhor P* é um muçulmano do sul da Tailândia, com 0% de igrejas.
Acidentes de trânsito são comuns na região, mas os obreiros da missão falaram que essa havia sido a primeira vez que um tailandês procurara um acidentado para pedir perdão. Seria Jesus vindo ao resgate desse muçulmano?
Como o conhecimento dos missionários na língua tailandesa ainda é limitado, a professora intermediou a conversa entre P* e Mila.
P* disse a Mila: “pelas leis do islamismo, sou proibido de olhar direto nos olhos de uma mulher. Mas quando olhei para você depois do acidente vi fogo saindo de seus olhos e isso me deixou angustiado. Estou aqui para saber se você e sua filha estão bem”.
Mila percebeu o agir do Senhor naquela situação: P* cruzou as barreiras da sua religião, a procurou para pedir perdão e se ofereceu para pagar as despesas do hospital. A missionária respondeu: “Assim como Jesus nos perdoou, eu te perdoo. Existem irmãos cristãos que amam a Jesus no Brasil, oram pela Tailândia e vão pagar essa conta. Fique em paz!”. Ela percebeu que, traduzindo, a professora não mencionou o nome de Jesus, o que foi bastante frustrante para ela, considerando os riscos da ocasião e a oportunidade. Estamos certos, porém, de que Jesus Cristo já começou o resgate da vida de P*.
Aprendizados
As três histórias relatadas são evidências de que Deus está redimindo o mundo por meio de Cristo. Mesmo a Tailândia sendo apenas 0,5% cristã, o Senhor tem resgatado vidas e feito maravilhas. Que alegria! Roguemos para que em 2020 o Pai use ainda mais família Gomides para tocar e impactar mais e mais vidas e que os objetivos e providências para permanência da família e a plantação de uma nova igreja sejam atingidos o quanto antes.
Agradecimentos
– Emissão do visto religioso para Tiago e do visto de voluntário para Mila e Sophia;
– Igreja Tailandesa;
– Livramento no acidente de trânsito.
Pedidos de oração
– Recentemente Tiago e Mila tiveram as primeiras reuniões com a liderança da OMF sobre onde deverão servir a partir de julho. Isso trará algumas implicações na configuração do ministério do casal. Oremos para que tenham paz e direção clara do Espirito Santo sobre tudo e todos os envolvidos.
– Finalização do processo para que o missionário Tiago tenha a permissão de trabalho;
– Relacionamentos em Lopburi;
– Resgate da vida de P*;
– Fortalecimento da fé de B* e N*.