Qual deve ser o perfil do pastor(a) que atua no contexto urbano?
É importante entender que missão na cidade não é só do líder, mas do povo de Deus. O líder urbano deve sim, ser um agente mobilizador, treinador e supervisor. A ação do líder deve ser relevante, criativa, efetiva e contextual. Ele precisa ser um conhecedor da sua cidade, aproxima-se dela, escutar e examinar a realidade, para organizar uma nova leitura e perspectiva da realidade de seu contexto urbano, para gerar uma nova ação.
Diante do conhecimento de sua realidade, o líder urbano deve entender as dimensões inter-relacionadas da missão do povo de Deus na cidade e então trazer para o seu ministério essa visão.
Em primeiro lugar, existe a dimensão evangelizadora. A cidade é o campo missionário do povo de Deus, e o líder precisa entender isso. O líder deve mobilizar, treinar, enviar e supervisionar a ação evangelizadora do povo de Deus na cidade.
Depois, ele deve possuir a dimensão eclesial. O líder urbano deve também mobilizar e treinar seus liderados a serem uma comunidade distinta no meio do contexto urbano. Não se trata somente dos membros serem exemplos e testemunhas vivas do Evangelho de Jesus Cristo, mas também de celebrar a comunhão juntos: edificando-se na Palavra e crescendo em amor.
Em terceiro lugar, o líder urbano deve possuir a dimensão ecumênica. O povo de Deus vive disperso porque seus líderes fazem com que ele viva assim. O líder urbano precisa entender que ele não está sozinho na cidade. Segundo Orlando Costas o ecumenismo não é optativo, mas imperativo missional. Não está ligado somente a credibilidade evangelística do povo de Deus, senão que afeta sua vocação como primícias da nova humanidade e sinal de reconciliação entre os povos*.

Em último lugar, o líder urbano precisa possuir a dimensão político-social. Por ser chamado para viver uma nova ordem de vida, o povo de Deus é chamado a participar da vida pública. O povo de Deus está para lutar por justiça e toda ação que leve à promoção humana e cuidado com toda criação de Deus. Esta é uma tarefa fundamental.
As dimensões da missão não valem nada se não são concretizadas pastoralmente. O líder deve orientar o povo de Deus na missão que deve ser executada.

__________________
* Orlando E. Costas.  La mision Del pueblo de Dios em la ciudad.  IN: Boletin Teologico, Julio a Septiembre, 1982. p.93.