“Instruir-te-ei, e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; guiar-te-ei com os meus olhos.” Salmos 32:8
“Meu filho, não largue o Espírito.” Este foi o conselho que Jorge ouviu há muitos anos de uma de suas maiores intercessoras, a irmã Janete Martins. À medida que vamos amadurecendo como discípulos de Jesus em missão transcultural, um conselho como este vai se tornando cada vez mais relevante. A obra de Deus é dirigida por Ele.
Jorge conta que, há alguns meses esteve numa igreja na região de Brasov para ministrar um curso de discipulado e destaca a comunhão que teve com a família que o hospedou, Marius e Gabriela Negoita.
Gabriela conta que, em uma manhã, ao preparar seu café orava grata ao Senhor pela passagem do missionário por ali, ao mesmo tempo questionava: “Senhor, por que enviaste Jorge até nós? Sabemos que tens um propósito maior.” Ao fazer esta oração, Gabriela conta que ouviu em seu coração o Espírito Santo dizer: “Jovens casais“. Assim, lançou o convite para que Jorge retornasse com Virgínia para ministrarem em uma conferência com as famílias.
Como parte do chamado do casal tem a ver com restauração, Jorge e Virgínia entenderam que esta era uma porta que o Senhor estava abrindo. Enfim, após alguns meses de planejamento e com o apoio da equipe de Jorge e Virgínia, foi realizado o curso: “Marriage Intensive”, com a participação de 16 casais. Em três dias, as famílias estudaram sobre intimidade, feridas emocionais, comunicação e história familiar. As sessões foram divididas entre plenárias, discussões em grupos pequenos, tarefas individuais e em casal. Cada família saiu do curso com o desafio de preparar um plano de desenvolvimento da intimidade que será acompanhado pela equipe que apoia Jorge e Virgínia neste ministério em “encontros de reforço”.
“Como quem cuida também precisa ser cuidado, sou grato a Deus por um grupo de amigos missionários que Deus tem me dado e com o qual tenho caminhado há anos numa relação profunda de pastoreio mútuo. Com eles, no final de agosto, tive um retiro de quatro dias. Um tempo de comunhão, partilha e renovo para que possamos continuar firmes, servindo a Deus, às nossas famílias e às nações para as quais Ele nos chamou”, diz Jorge.