A Europa em geral e a Romênia em particular não são lugares aonde é fácil pregar o Evangelho. As pessoas estão saturadas de religião, mas famintas de significado. Nesse sólido árido, mais do que nunca se fazem necessários homens e mulheres que abracem o ministério de Jesus: pregando, curando e amando. Verdade, poder e amor são as três chaves para o coração do homem, três portas para a salvação. Isto era real nos tempos do Novo Testamento e também é real nos dias de hoje.
Há pessoas que se aproximam de Jesus porque têm sede da verdade; outras, porque precisam de um toque sobrenatural em suas vidas; e, ainda outras, porque estão carentes e precisam sentir o amor que cobre uma multidão de pecados. Na Romênia, a família Carvalho tem experimentado isso. Na dependência e direção do Espírito Santo, Jorge e Virginia têm a oportunidade de tocar vidas com a salvação de Jesus Cristo.
Confira algumas experiências que marcaram a vida dos missionários nas últimas semanas.
Sede da verdade
Em uma visita à penitenciária, Jorge estudou o texto de João 17, a oração sacerdotal de Jesus, juntamente com um grupo de homens detentos de todas as idades e classes sociais. Dentre eles, havia um prestigioso advogado de meia idade, homem fino e estudado, que está preso por crime de corrupção. Ele participa dos estudos bíblicos há quase dois anos e, com frequência, tem dito que o melhor dia da semana é terça-feira, pois é quando tem a oportunidade de aprender a Palavra de Deus. O homem tinha, no entanto, uma grande dificuldade em aceitar a ideia da trindade, mas, estudando João 17 finalmente compreendeu quem é Jesus. Ao final do estudo, seus olhos brilhavam e o Jorge percebeu que o milagre havia acontecido. Louvemos a Deus por sua graça e salvação!
Toque sobrenatural
No mercado, Jorge conheceu uma senhora idosa muito simpática que, ao colocar as frutas na sacola, quase desmaiou. Ela contou ao missionário que já há alguns dias vinha sentindo uma vertigem e, num impulso dado pelo Espírito Santo, o missionário tomou a mão dela e orou pedindo um toque de cura no nome de Jesus. A senhora começou a chorar e, muito emocionada, disse: “hoje pela manhã eu quase desisti de vir trabalhar, mas graças a Deus eu vim. Deus mandou um homem dEle para me visitar”. O Senhor é Deus que cuida!
Amor que quebranta
Virgínia tem trabalhado com uma prostituta, frequentadora assídua dos estudos bíblicos e das aulas de artesanato. Numa tarde, a missionária percebeu que esta mulher estava reclamando de tudo e de todos. Ela, que por causa de sua história já é muito amarga, estava ainda pior: furiosa consigo, com todos e até com Deus; vociferando palavras duras e maldições. Virgínia começou a batalhar em oração, até que, em determinado momento, a jovem disse: “pelo menos eu tenho saúde”. Impulsionada pelo Espírito Santo, a missionária a abraçou e disse: “Glória a Deus! Algo bom saiu de sua boca!”. E, então, começou a ministrar na vida da moça, que começou a chorar, quebrantada diante do Senhor. Todos os presentes puderam impor as mãos sobre ela e orar pedindo o toque do amor de Deus sobre ela.
Continuemos a orar pelo trabalho da família missionária na Romênia, que a nação romena proclame o Senhor Jesus, como Senhor e Salvador!
Outros motivos de gratidão e oração
- Graças pela oportunidade de um tempo de descanso
- Pela participação da família Carvalho no Retiro dos Missionários Transculturais da Sepal, que acontecerá em Porto – Portugal, de 22 a 26 de julho.
Imagem meramente ilustrativa – Ateneu romeno em Bucareste