“Não oprima o estrangeiro. Vocês sabem o que é ser estrangeiro, pois foram estrangeiros no Egito”. (Êxodo 23.9)
“Quando vejo a imagem de Buda tenho um senso de gratidão… tenho isso hoje, graças aos ensinamentos de Buda”. Essa frase foi dita por uma brasileira que tem certa fama na Tailândia.
Bruno compartilha e reflete que mesmo não sendo oprimidos de maneira abrupta, a força da religião nacional pode influenciar grandemente uma pessoa e levá-la para longe de Deus. Na Tailândia, assim como esta pessoa, muitos outros brasileiros são atraídos pela fé e filosofia “paz e amor” do Budismo.
A relação entre a Tailândia e o Brasil é muito interessante. O povo tailandês ama o Brasil! Os brasileiros são bastante respeitados pelo futebol, apesar da cultura brasileira ser bem diferente da asiática, algumas características do povo em si, especialmente o senso de humor, faz com que de maneira geral os tailandeses enxerguem os brasileiros “mais próximos” que os estrangeiros de outras nações. Na OMF Internacional, antiga Missão para o Interior da China e agência parceira da Sepal no país, são cinco famílias brasileiras, incluindo nossos missionários. Um número bastante expressivo, se comparado ao passado, mas que ainda pode crescer.
“Se tem uma coisa que essa pandemia escancarou durante estes últimos dois anos foi a necessidade de uma intervenção divina em nossas vidas. Na Tailândia, menos de 1% é cristão, quem sabe você não é resposta para esse clamor? Ore por isso!” Desafia Bruno
Com a nova onda da Covid-19 no país, muitas atividades ainda não voltaram ao normal, incluindo as escolas. Em consequência disso, não foi possível retomar o ministério com o futebol.
Enquanto tudo se normaliza, Bruno tem aproveitado para investir mais tempo no estudo da língua tailandesa para terminar o *Nível 2. No último mês, Bruno avançou mais um módulo e restam apenas três para a conclusão deste nível. Isso é motivo de grande alegria! *São três níveis, com 9 módulos cada um para encerrar o “currículo” da organização.
Nossos missionários têm se reunido online com outros missionários, companheiros de ministério e igrejas no Brasil para compartilhar e orar pelos desafios como família e missionários no país.
Antes da ida definitiva de Bruno e Ana Cecília para a Tailândia, uma família suíça já havia iniciado o ministério com o futebol, desde o contato com a comunidade às demais providências necessárias.
Bruno participou da implementação do ministério sob a liderança do missionário suíço que, quando mais jovem já havia morado na Tailândia e tem fluência na língua. Nossos missionários chegaram para somar forças neste projeto. Ocorre que nos últimos meses, esta família que liderava o ministério já há mais de 2 anos precisou retornar ao país de origem, por questões de saúde e permanecerão na Suíça por aproximadamente 1 ano.
Bruno e Ana Cecília ainda não sabem como tudo ficará quando as atividades forem retomadas e isso é motivo de certa apreensão, especialmente por não terem tanto domínio da língua quanto o líder. Oremos por isso!
Nossos missionários também compartilham o quão difícil é estar longe da família, especialmente em momentos tão especiais, como o nascimento do sobrinho Théo, que completou 2 meses de vida no último mês. Bruno e Ana Cecília não veem a hora de pegar o pequeno no colo e demonstrarem quanto o amam!
O último desafio a ser compartilhado pelos missionários é o entendimento da cultura do país, Bruno compartilha que o vizinho, um senhor que a família se aproximou, já que os filhos dos nossos missionários brincavam bastante com a neta dele, adoeceu e por vezes precisava viajar para uma cidade distante em busca de tratamento. Ele piorou e já não viaja mais, Ana Cecília tentou obter maiores informações sobre o quadro de saúde com a esposa e até se disponibilizou para chamar o pastor da igreja para irem orar por ele, mas todas as vezes percebeu as respostas muito evasivas e a falta de interesse em continuar o assunto. Há aproximadamente duas semanas este vizinho infelizmente faleceu, diante de tal contexto, Bruno e Ana Cecília pedem oração para conseguirem benção e a direção de Jesus para maior aproximação com essa família enlutada.
Pedidos de oração:
- Pela família do vizinho que veio a falecer;
- Para que as autoridades na Tailândia tenham sabedoria em relação à pandemia
- Pela volta do trabalho com futebol
- Pela ortodontia do Josué
- Pelo plano de aumentar a família
Motivos de gratidão:
- Pela família do Bruno que já tomaram a primeira dose da vacina; pela mãe da Ana que já tomou as duas doses.
- Por Bruno e Ana Cecília também já terem tomado a primeira dose da vacina.
- Bruno concluiu mais um módulo.
- Por mais um ano de vida da Ana Cecília e da pequena Raquel.