A foto principal deste post é bastante significativa porque marca o início do segundo módulo de Tiago e Mila no curso de Tailandês em Lopburi. “Subimos o primeiro degrau nessa jornada de aprendizado da língua e cultura, do povo que o Senhor nos chamou para amar e testemunhar o Evangelho de Cristo”, diz Tiago Gomides.

Os professores Khruu Wii e Khruu Oat  também se alegraram muito com o progresso do casal. Quando começaram a primeira aula só sabiam dizer “oi” e “tchau”. Hoje, já é possível desenvolver conversas básicas, como, realizar um pedido no restaurante, fazer compra no mercado, falar sobre a família e outros temas. Ainda restam 7 módulos! O desafio está apenas começando.

Visando  o aprendizado da língua e a imersão cultural, Tiago e Mila têm buscado entender e viver como os tailandeses, a fim de que, próximos, integrados naquela sociedade, possam ministrar o Evangelho do nosso Senhor no coração de muitas pessoas.

“Entrar em uma outra cultura com o objetivo de servir, requer de nós muita paciência, perseverança e leveza. Pois nos tornamos bebês – não sabemos falar, muito menos ler ou escrever. Tente imaginar o quanto isso é difícil para um adulto com formação acadêmica e experiência de vida? Parece que a pergunta de Nicodemus a Jesus faz algum sentido: “como pode um homem nascer, sendo velho?” Reflete Tiago Gomides.

Novos começos

No chamado para sermos discípulos de Jesus temos que encarar a transformação radical, que acontece de dentro pra fora. Nascemos de novo! E a cada novo dia, continuamos esse processo, com oportunidades para pensar a redenção que nos alcançou e detém a primazia da nossa existência.

Estes novos começos são importantes, por serem momentos em que somos quebrantados, humilhados e diminuídos. É dolorido e frustrante, é a parte que inclui o “tomar a nossa cruz” e “completar os sofrimentos de Cristo”, que não podemos escapar! É a “encarnação do Evangelho” que precisamos viver sem reservas.

A orientação que Paulo deu aos Filipenses continua valendo hoje: “tenham em vocês o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus (…) a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo (…) a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz.” Filipenses 2:5-8

Cultura da igreja local

Apesar dos cristãos serem minoria na Tailândia, grande tem sido o testemunho do poder de Deus no país. Além de aprenderem a cultura do povo, Tiago e Mila estão imergindo também na cultura das poucas igrejas tailandesas. O desejo dos missionários para o futuro, plantar igrejas junto aos irmãos locais, que tanto se dedicam à expansão do Evangelho em sua nação.

Resposta de oração:

Ao compartilharem o informativo da família com os intercessores e parceiros, entre os pedidos de oração estava,  a “aprovação do visto”, já que permanecer na Tailândia não é uma tarefa simples e  o casal já estava aguardando essa resposta há algum tempo.

Para a glória de Deus, Tiago e Mila receberam a resposta de que o visto fora aprovado! Poderão ficar na Tailândia por 1 ano com possibilidade de renovação!

“Se você leu e orou, muito obrigado por participar com o Senhor do que Ele está fazendo… Se não leu, ainda dá tempo de se engajar na missão aí mesmo onde você está, por meio da oração!”  Tiago e Mila Gomides

Pedidos de Oração:

  • Aprendizado da língua;
  • Inserção na cultura e na igreja;
  • Aquisição de um carro;
  • Conversão genuína de tailandeses que conhecerão ao Senhor através da vida e do testemunho da família Gomides;
  • Saúde física e emocional dos missionários;

Que não menosprezemos (ou evitemos) os Novos Começos. Não estamos sozinhos nessa jornada! Quem nos chama, está conosco e Ele é digno da nossa obediência e vida!

Se você deseja saber mais informações sobre a Família Gomides, clique neste link  https://spark.adobe.com/page/gOU22Ss9G3luf/ para ter acesso a informações mais detalhadas sobre o período de estudo, adaptação e novas amizades em Lopburi.


Texto e imagens enviados pelos missionários.