O avanço da missão entre budistas

Este é o primeiro informativo dos missionários Tiago e Mila Gomides, já instalados no novo e tão aguardado campo de trabalho: a capital da Tailândia, Bangkok!

Desde quando estavam no Brasil, nossos missionários já compartilhavam as expectativas de servirem a igreja tailandesa, no contexto urbano para o plantio de novas igrejas e o avanço do Reino de Deus entre os budistas.

Fase 1 – Novembro: Despedida da região central. Segundo Tiago e Mila,  a nova transição trouxe desafios bem maiores do que previam: o risco de parto prematuro da Mila, a busca pela casa que demorou mais de 2 meses, o início da segunda onda de Covid  e o preço do dólar nas alturas foram algumas das dificuldades enfrentadas, além da fala na língua tailandesa, ainda em desenvolvimento.

No “novo normal”, Deus tem confirmado seus propósitos e aberto novas possibilidades para servir.

Acompanhe as novidades e o que Deus tem feito por meio dos nossos missionários, seus milagres e planos:

A bebê Victoria já está chegando vitoriosa

Quando Mila fez 7 meses, a família estava envolvida nos trâmites da mudança e tinham acabado de encontrar uma casa para morar em Bangkok, quando souberam do risco de parto prematuro. A bebê estava ótima, mas Mila precisaria de repouso, medicações e visitas semanais ao hospital. Devido à pandemia da Covid-19, Sophia, a filhinha de 3 anos ainda não está na escola. Logo, conciliar o cuidado com a pequena cheia de energia, a organização da nova casa e o início de um ministério em Bangkok com a Mila em repouso, já seria bastante desafiador.

Um novo agravante: o casal descobriu que, além do pré-natal e o parto, o plano de saúde não cobriria a UTI neonatal, caso precisassem. Os custos poderiam ultrapassar 100 mil reais se o bebê ficasse um mês internado. Os missionários, amigos e irmãos clamaram a Deus por um milagre e você pode glorificar ao Senhor juntamente com nossos irmãos pelo o que o Senhor tem feito:

  1. Nos próximos dias Mila completará 9 meses de gestação;
  2. Muitas ofertas “não esperadas” foram recebidas em suporte ao pré-natal e parto;
  3. A bebê Victoria já ganhou praticamente todo o enxoval de duas famílias missionárias;
  4. A comunidade missionária tem acolhido e auxiliando muito nossos missionários.

“Estamos vendo a bebê Victoria chegar e fazendo jus ao seu nome”. Tiago Gomides

 O Natal entre um povo que não conhece o aniversariante!

Tiago caminhava com sua filha Sophia em um Shopping Center em busca de itens para mobiliar a casa no novo campo e se surpreendeu com um detalhe na decoração natalina: ao redor de uma grande árvore, vários cartões com a frase: “Joy to the world” (….) que significa “Alegria para o mundo”. Qual é o impacto e implicações de ser cantada e vivida num contexto tão alheio à boa notícia de Cristo? (…)

No lugar de um culto solene com pregação formal, nossos irmãos testemunharam o evangelho da graça da maneira thai, com muita alegria!

Três valores moldam a sociedade tailandesa:

สะดวก Saduak [ter um benefício],

สบาย Sabbay [ficar tranquilo],

สนุก Sanuk [ser divertido] especialmente este último.

Clique aqui e saiba como é o Natal na Tailândia.

Servindo a igreja tailandesa para o avanço da missão entre budistas

Imagine um culto de natal às 7h da manhã, seguido por uma visita pastoral aos postos policiais perto da igreja? Foi assim que Tiago começou a servir a Sueb Samphanthawong, uma igreja tailandesa plantada bem no centro financeiro da capital. Deus os aproximou do pastor, o Rev. Bantoon e sua esposa Mali numa conferência há 6 anos. Dois anos depois, eles foram ao Brasil falar num Congresso Missionário e conheceram um pouco da igreja e do movimento de plantação de novas igrejas. Em 2018, enviaram uma carta endossando a ordenação pastoral do Tiago. Nessa amizade estes irmãos foram construindo expectativas e sonhos do que Deus poderia fazer na Tailândia, no meio do seu povo.

Finalmente o tempo de servirem juntos chegou! Tiago e Mila terão muitas oportunidades de servir pastoralmente a congregação e a cidade, que é menos de 1% cristã. Em paralelo, nossos missionários precisam aprender a cultura das igrejas tailandesas urbanas, avançar na língua e servir no movimento de plantação na cidade.

Segunda onda de Covid na Tailândia

Em dezembro de 2020 começou a segunda onda na Tailândia,  com uma média de 300 novos casos por dia. Logo, providências de combate foram tomadas, como a restrição de viagens, suspensão de aulas, atividades religiosas, cancelamento das festas de fim de ano e lockdown imediato nas áreas de maior contágio.

Os tailandeses são muito conscientes dos perigos da Covid-19, se cuidam e esperam o mesmo dos estrangeiros.

Eles nos observam a todo momento. Alguns se desviam de nós quando nos veem no mercado ou na rua porque existe a percepção de que os estrangeiros ocidentais não têm cautela alguma, nem receio de se contaminar ou transmitir a doença para outros. Por isso, temos a oportunidade de demonstrar o  ensinamento de Cristo, de “amar ao próximo como a nós mesmos”, de modo muito mais visível e possível neste momento, indo na contramão da imagem que os tailandeses tem de nós” – Tiago Gomides

A vacinação na Tailândia está prevista para começar em fevereiro somente para os tailandeses. A Tailândia encomendou 20 milhões de doses da vacina de Oxford no ano passado e precisa de ainda mais 30 milhões nesta primeira etapa.

Servindo a igreja global para o avanço da missão entre budistas

– Mila e Mali, esposa do pastor, conduziram um treinamento online sobre a Comunicação do Evangelho para Budistas. Participaram do treinamento 30 líderes globais, servindo nos EUA, Brasil, Oriente Médio, Ásia Central e Sul Asiático. O propósito foi discutir  melhorias para o  envio de novos missionários. Um dos participantes era um nepalês que serve na cidade onde Buda nasceu. Foi muito gratificante para todos os presentes escutar o quanto Deus os encorajou e instruiu para o avanço da missão.

– Quais são as ”Novas ondas e desafios para a missão no mundo budista”? Quais lições e oportunidades estamos tendo durante a pandemia? Foram algumas das perguntas feitas para reflexão. Tiago participou da Conferência do SEANET online, que reuniu cerca de 150 missionários e obreiros nacionais que estão plantando igrejas e servindo comunidades no contexto budista em vários países do mundo.

O que a igreja brasileira pode compartilhar com a Igreja no mundo?

Em 2020, a Análise Global de Lausanne foi uma plataforma de ampla voz e importante edificação da igreja global. Foram publicados 36 artigos em 4 idiomas (inglês, espanhol, português e francês) lidos mais de 200 mil vezes por pessoas de 209 países.

Alguns artigos sobre a Pandemia e a Igreja tem lições valiosíssimas sobre o que Deus tem ensinado ao redor do mundo. Fica a recomendação!

Para surpresa, um artigo do Brasil ficou entre os 5 mais lidos, confirmando o agir de Deus em nossa nação.  Assim como temos o que aprender com a igreja global, nossos irmãos também podem aprender conosco. Acesse: www.lausanne.org/pt-br/analise-global-de-lausanne

Motivos de oração

  • Pela chegada da Vitória –  por um parto seguro, pela saúde da bebê e da Mila;
  • Pela adaptação da Sophia, com a chegada da sua amiga para toda a vida;
  • Pela nova fase de ministério, pela igreja Sueb e a superação dos desafios na comunicação devido a língua e cultura serem diferentes;
  • Por oportunidades de nossos missionários servirem na proclamação do Evangelho e Discipulado;
  • Por provisão, pelas ofertas contínuas durante a alta do dólar;
  • Pelo avanço na língua e fluência;
  • Pela salvação dos tailandeses, nação 94% budista;
  • Por um avivamento da igreja do Senhor nesta pandemia.