Vivemos uma realidade delicada que tem impactado todo o planeta. A escalada da propagação do coronavírus (Covid-19) e a aterradora estatística de mortes causam perplexidade e tristeza. Entendemos que este é um tempo de clamor a Deus e serviço, especialmente por parte da igreja de Cristo. Precisamos buscar direção  do Senhor e atuar com seriedade na prática das recomendações de higiene e prevenção exigidas pelas autoridades sanitárias.

Nesse cenário, a Sepal entende que não é hora de buscar explicações humanas ou teológicas para a crise, muito menos é o momento de identificar culpados ou proferir sermões de condenação dos pecados da humanidade. Pastores, líderes, missionários e todos os cristãos precisam agir com sabedoria, sabendo manifestar a luz de Jesus num momento em que todos se sentem vulneráveis e fragilizados. Temos uma mensagem sublime, de esperança e salvação. Assim, devemos agir com graça para servir ao próximo em um contexto de calamidade pública.

No intuito de somar esforços com as autoridades e zelar pela segurança de todos os colaboradores da Sepal e seus familiares, elaboramos um plano de contingência que passou a vigorar esta semana.

Criamos um Comitê de Crise, para analisar e administrar os possíveis desdobramentos da pandemia, e estabelecemos uma série de ações que têm o objetivo de orientar os missionários que servem nos campos nacionais e internacionais. Além disso, transferimos a data do Encontro Sepal 2020 para os dias 22 a 25 de setembro e implementamos uma ampla campanha de comunicação para informar e fortalecer a igreja e a sociedade. Queremos levar esperança e, tendo como pano de fundo o tema do Encontro Sepal 2020, desejamos ser “vida na vida”, conectando-nos de modo significativo com quem está ao nosso redor.

A Sepal está segura de que, juntos, podemos aplacar o avanço da pandemia. Quando tudo isso passar, teremos aprendido algumas lições como fruto das circunstâncias. Certamente estaremos mais perto de Deus e da família e saberemos escolher melhor nossas prioridades. Quem sabe, viveremos um novo avivamento espiritual na terra e experimentaremos a presença da glória de Deus como “as águas cobrem o mar”.

Há uma certeza: apesar da aparência de caos, existe algo que não pode ser abalado, o amor de Deus por nós. Podemos desfrutar do amor de Cristo em todo tempo, em qualquer lugar ou situação (Rm 8.37-39).

Um abraço fraterno,

Marcos Prudencio Lopes
Diretor Executivo