Leia a segunda parte de nossa entrevista com Adhemar de Campos, presença confirmada no Encontro Sepal 2019

Para ler a primeira parte deste conteúdo especial, clique aqui.

Quais são as características do louvor que agrada a Deus? Há algum norte para que sejam evitados erros, excessos, desvios e práticas que provocam escândalos e não promovem edificação e transformação nas pessoas?

Essa pergunta é bastante complexa, mas também nos ajuda a realizar uma reflexão acerca do direcionamento que estamos adotando. As principais características do louvor que agrada a Deus, de acordo com o Salmo 51.17, são o espírito quebrantado e o coração contrito. Aqueles que trabalham com música transitam em um terreno perigoso porque a área da música mexe com sentimentos e emoções, e tem um componente “endeusador” implícito, se é que posso dizer assim. Faço essa afirmação com base em um evento narrado na Bíblia. Deus estabeleceu um querubim que habitava no monte santo do Senhor, um querubim protetor a quem foi dada a habilidade musical (Ez 28). E diz o texto que, por causa da sua formosura, elevou-se o coração e ele pecou; devido à sua soberba, ele foi lançado fora. Com isso aprendemos que o cuidado a ser tomado é não dar lugar para a soberba; a despeito de todas as habilidades que possuímos.

A receita bíblica para evitar esse mal é um coração quebrantado, pois poupará o ministro de louvor do pecado de achar-se melhor que as outras pessoas. Tal receita também poupará a igreja de receber uma carga negativa de um coração soberbo. Isso dever ser levado muito a sério, e cada ministro deve ter uma vida de consagração todos os dias, em todo lugar. Quem tem esse princípio como norte não enveredará por caminhos errôneos, por excessos, desvios, práticas indevidas ou escândalos. É um absurdo alguém que é ministro andar no caminho do erro.

Toda vez que alguém se apresenta com atitude de humildade diante do Senhor, o que vai acontecer? Deus o exaltará! Quem vive com essa postura será uma pessoa inspiradora, que edificará a congregação, que trará inspiração em um ambiente saudável, onde todos serão beneficiados, abençoados e, certamente, transformados.

O tema do Encontro Sepal 2019 é “Espiritualidade Bíblica para uma Igreja Transformadora”. De que forma o senhor enxerga a importância dessa reflexão? Como vê a prática do louvor inserida no contexto de uma igreja mais espiritual, que busca nas Escrituras as bases da sua fé, evitando se perder em emoções e artifícios humanos?

A espiritualidade da Igreja decorre da vivência da Palavra de Deus. A Igreja é um organismo vivo, em sua essência. O apóstolo Pedro chama a Igreja de casa espiritual. Somos “pedras vivas“, “sacerdócio santo”, “casa espiritual” (1Pe 2.5). Esse é o modelo do que é ser Igreja. Se a Bíblia diz que a Igreja é formada por pedras vivas, sacerdócio santo, casa espiritual, nós já temos aí a definição acerca de quem somos, a nossa identidade. Jesus não edificou uma Igreja fora desse padrão.

Convivemos com um Deus invisível, um Deus que é Espírito, de acordo com as palavras de Jesus em João 4.24: “Deus é Espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade”. Nos tornamos filhos de Deus, somos salvos por sua graça (Jo 1.10-13). Louvamos esse Deus que é Espírito, e fazemos isso com elementos espirituais. Conhecer o poder transformador da Palavra, vivenciar o sublime amor de Deus e experimentar o fruto da obediência como filhos forma a base da experiência cristã e isso nos leva a adorar!

Adoração não é um bicho de sete cabeças, é uma questão de ser; não de fazer. Como filho, anseio por ter conexão com Deus, quero servir-lhe, obedecer-lhe e testemunhar as suas maravilhas, isso vem do coração, não demanda esforço. Quando a igreja local entende esses princípios à luz da Palavra de Deus, todos os elementos nocivos na prática da adoração desaparecerão porque são supérfluos. Quando vivenciamos essas verdades, somos transformados.

Neste ano, o senhor participará dos momentos de louvor e adoração do Encontro Sepal. Qual é a expectativa que possui em relação ao evento? O que o público pode esperar?

É muito gratificante voltar ao Encontro Sepal, essa oportunidade ímpar de me encontrar com pastores, líderes e pessoas comprometidas com o Reino de Deus. Estou certo de que desfrutaremos bons momentos de comunhão, reflexão e aprofundamento. Espero que o Senhor nos surpreenda mais uma vez, incendiando-nos para levar o bom perfume de Cristo por onde andarmos.

Uma mensagem aos nossos leitores.

Meu desejo e oração é que a bênção do Senhor alcance você, sua família, sua igreja e o seu ministério. Que juntos possamos ser edificados, abençoados e unidos pela aliança da Cruz, vivenciando a sua maravilhosa graça todos os dias. •

Fique por dentro!

O Encontro Sepal 2019 acontecerá entre os dias 6 e 10 de maio em Águas de Lindóia, São Paulo. Durante quatro dias, pastores e líderes cristãos de todo o Brasil estarão reunidos para o estudo, a reflexão e a troca de vivências em assuntos relacionados à igreja brasileira. Para obter mais informações, acesse o site: encontrosepal.org.br.