“Por tudo isso afirmo que o caminho da real felicidade está…”
Salmo 1:1 “Abençoado com felicidade é o homem que não segue o conselho dos ímpios, não se deixa influenciar pela conduta dos pecadores, nem se assenta na reunião dos zombadores”
O que é felicidade? Onde posso encontrá-la? Como posso ser feliz? Buscamos as respostas para essas perguntas, porque existe em nós um desejo pela real felicidade.
Muitos filósofos consideram a felicidade com o fim último de todas as coisas. “A felicidade consiste em ser o que se é”, afirmava Erasmo de Rotterdam no Elogio da Loucura. “A felicidade é algo final e autosuficiente, é o fim a que visam as ações” Aristóteles.
O Salmista no primeiro versículo esta nos falando que a chave da felicidade é a obediência à palavra de Deus, baseado nisso, encontramos explicação para um mundo de pessoas infelizes, que apesar de constantemente buscarem o prazer, satisfação e felicidade, continuam com uma sensação de vazio em seu ser. O caminho da pessoa feliz esta em praticar o que a bíblia diz.
Segundo, a felicidade também esta em rejeitar o caminho dos ímpios. Quem pode ser considerado ímpio? Pessoas sem piedade, cruéis, desumanas, sem o devido respeito a Deus e a sua palavra, incrédulas, auto-suficientes, arrogantes, que não enxergam seus erros e não se arrependem. A felicidade esta na aversão a este tipo de comportamento.
Terceiro, a felicidade esta baseada nos conselhos que escuto, no caminho que ando e no lugar que me assento. Seguir os conselhos dos ímpios é assumir um profundo desprezo a Deus, representa um estado de perversidade que ainda não se mostrou abertamente. Segundo estágio da infelicidade esta em se prender a conduta dos pecadores, se “deter no caminho”, se refere ao modo de viver, aos valores, quando as ações não tem como fim último a glória de Deus. Terceiro estágio do caminho da infelicidade esta em se assentar na roda dos escarnecedores. Perceba o aumento gradual do mal, o ato de assentar-se roda, significa cometer pecado sem qualquer restrição, na esperança de escapar impunemente, vivem como se jamais fossem chamados para prestar contas dos atos, chamamos o terceiro estágio de perversidade franca.
Por tudo isso afirmo que o caminho da real felicidade está no amor e obediência a palavra Deus, vamos vivê-la?