Pensando nos filhos dos missionários, a missão da Sepal é atuar como um apoio no cuidado integral com os filhos dos missionários, tanto no Brasil quanto no exterior. Trabalhamos em conjunto com os pais para salvaguardar e nutrir o bem-estar físico, emocional, social, familiar e espiritual das crianças e adolescentes. Por meio desse suporte, buscamos auxiliá-los em seu crescimento como indivíduos saudáveis e contentes, enquanto depositam confiança na missão que nosso Deus lhes confiou. Este projeto está sob a política de proteção às crianças e adolescentes.
Para as famílias missionárias que estão no Brasil, o cuidado com os filhos dos missionários tem se estabelecido nos eventos presenciais anuais, notadamente o Retiro Sepal, além de encontros mensais das equipes, presencial ou virtualmente. O foco principal dessas iniciativas é promover um senso de pertencimento: cultivar um espaço propício para o desenvolvimento de amizades entre as crianças e adolescentes, ao mesmo tempo em que se propicia momentos de compartilhamento de suas trajetórias e visões de futuro. O suporte às famílias dos missionários no Brasil também se dá por meio de materiais de apoio enviados tanto às famílias quanto aos líderes de equipe para o cuidado e a mentoria dos filhos dos missionários, sejam eles crianças e adolescentes.
Para as famílias missionárias que estão fora do Brasil, a Sepal está atualmente desenvolvendo uma abordagem de mentoria direcionada aos Filhos de Terceira Cultura (FTCs). Essa abordagem segue a mesma linha de mentoria que já é aplicada aos casais e missionários solteiros e envolve encontros periódicos caracterizados por conversas informais abordando diversos aspectos da vida e da experiência transcultural. Nesse processo, os mentores designados serão adultos ou jovens FTCs. Eles não necessariamente precisam ser missionários da Sepal, mas devem estar dispostos a investir tempo nesse acompanhamento e possuir a capacitação adequada para desempenhar essa função. Esses mentores também serão integrados ao grupo de mentores da Sepal e estarão sob o acompanhamento da equipe de Cuidado e Desenvolvimento Integral.